Renan Calheiros diz que, para compor CPI, ‘não há outro caminho a não ser o regimento’



O líder do PMDB, senador Renan Calheiros (AL), afirmou, após reunião na Presidência do Senado, ser legítima, do ponto de vista político, a reivindicação da oposição para ter um cargo de destaque na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Mista que investigará as ligações de parlamentares e outros servidores públicos com negócios do empresário de jogos ilegais Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Mas o líder deixou claro que “no Parlamento, não há outro caminho a seguir a não ser o regimento”.

De acordo com o parlamentar, o regimento existe para dirimir as discordâncias. Ele não quis adiantar quantos membros a oposição terá na CPI. Apenas disse que, se a comissão for integrada por 15 senadores, cinco devem ser do PMDB.

O líder do PMDB concedeu entrevista coletiva após reunião com o presidente do Senado Federal, senador José Sarney (PMDB-AP); o líder do governo no Congresso Nacional, senador Eduardo Braga (PMDB-AM); e o líder do bloco União e Força (composto por PTB, PR e PSC), senador Gim Argello (PTB-DF). Renan Calheiros afirmou que ainda não foram indicados os parlamentares que integrarão a CPI.

- Não podemos queimar etapas. O requerimento para criação da comissão será apresentado, tem de trazer um fato determinado, um número mínimo de assinaturas. Vamos conferir a assinaturas e, se estiver tudo correto, então as bancadas indicarão seus representantes – afirmou Renan Calheiros, acrescentando que assinará o requerimento.

A Agência Senado teve acesso a um estudo informal sobre a proporcionalidade das bancadas numa eventual CPI composta por 15 senadores. O PMDB teria direito a cinco integrantes, mesmo número do bloco de apoio ao governo. O bloco União e Força teria direito a dois integrantes e a oposição a três, mesmo assim com a concessão dos outros partidos, já que a proporcionalidade exata daria 2,7 integrantes a PSDB e DEM.

Pouco antes da entrevista do líder do PMDB, o presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional falou rapidamente com a imprensa. José Sarney disse que o líder do PT, senador Walter Pinheiro (BA), deve apresentar as assinaturas na terça-feira (17). O presidente disse que cabe a ele apenas receber o requerimento da CPI e dar andamento ao que está previsto no regimento do Senado Federal.



12/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan Calheiros diz que Regimento Interno deve ser respeitado em apuração de denúncia

Caminho para o Brasil é aperfeiçoar suas instituições, diz Renan

Renan vai apresentar projeto para resolver conflitos no Regimento Interno

Renan admite mudança no regimento para apressar tramitação das reformas

Renan Calheiros alerta para seca no Nordeste

Renan Calheiros tem encontro com representantes da UNE e apoia 10% do PIB para a Educação