Renan Calheiros alerta para seca no Nordeste



O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) alertou o governo federal nesta terça-feira (dia 29) para a seca no Nordeste e criticou a equipe econômica, que, a seu ver, só se move após muita pressão política e social. Aludindo à crise energética, diante da qual o presidente Fernando Henrique se disse surpreso, Calheiros apontou para a situação dramática do Sertão, onde populações de cidades localizadas no Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe já têm feito saques para saciar a fome.

Ele salientou que apenas 14,8% dos recursos destinados pelo orçamento do ano passado para implementar políticas de combate à seca foram liberados pelo governo. Calheiros criticou também o corte abrupto na distribuição de cestas básicas para a população carente da região. Segundo o senador, o povo sertanejo necessita urgentemente de água e alimentos, já que o governo deixou de implementar uma ação permanente contra a seca.

- O Sertão está a beira da era medieval: sem luz, sem água e sem comida. Caso não chova nos próximos meses, 40% dos municípios entrarão em estado de calamidade pública - afirmou, protestando contra o descaso do governo federal, que, na sua opinião, deveria antecipar-se ao drama vivido pelos nordestinos.

De acordo com o senador, os recursos para atender as necessidades básicas são exíguos. Calheiros advertiu que a região pode voltar a enfrentar uma situação como a de três anos atrás, quando a seca se estendeu por todos os estados do Nordeste e agricultores deixaram suas terras, invadiram cidades e saquearam o comércio para sobreviver.

Ele defendeu a adoção de políticas permanentes de combate à seca e convocou os senadores que representam o Nordeste para uma reunião com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Raul Jungmann, na manhã desta quarta-feira (dia 30).

Em aparte, o senador Carlos Wilson (PPS-PE) elogiou o pronunciamento de Renan Calheiros e criticou o governo de Fernando Henrique pelo descaso com a seca nordestina.

29/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Walter Pinheiro alerta para continuidade da seca no Nordeste

Cássio Cunha Lima alerta para gravidade de nova seca no Nordeste

Agripino alerta para risco de ocorrência de seca de grandes proporções no Nordeste

Em reunião com produtores do Nordeste, Renan assegura prioridade para MP da Seca

Renan Calheiros reclama do abandono da malha ferroviária do Nordeste

Renan Calheiros acompanha Dilma Rousseff em viagem ao Nordeste