Renan Calheiros e José Agripino discursarão na sessão que elegerá o presidente do Senado



Após uma hora de reunião, o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o líder do PFL, senador José Agripino (RN), acertaram no início da tarde desta quarta-feira (31) os procedimentos a serem adotados na eleição para a Mesa, a realizar-se em sessão marcada para as 10h desta quinta-feira (1º). Candidatos à presidência do Senado, Calheiros e Agripino deverão discursar, cada um, por dez minutos, em defesa de suas plataformas.

VEJA MAIS

- Fizemos um acordo de procedimento. A eleição será feita por chapa, com os nomes dos candidatos. A votação será individual, numa cabine, e a apuração será feita logo em seguida. Eleito o presidente, interrompe-se o processo e os partidos que, por antecipação, já terão escolhido seus representantes para a Mesa diretora, farão a composição da chapa, em entendimento com os líderes. E essa chapa deverá ser aprovada, suponho, pela unanimidade da Casa - afirmou José Agripino, ao lado de Renan Calheiros, após a reunião que teve também a presença do líder e do presidente do PSDB, senadores Arthur Virgílio (AM) e Tasso Jereissati (CE).

Agripino disse que, até para prestigiar a Casa democrática que é o Senado, foi combinado que cada candidato fará um discurso de dez minutos "em defesa de suas idéias, de seus compromissos, de sua plataforma". A sessão deverá ser presidida pelo 1º secretário da Casa, na Mesa anterior, senador Efraim Morais (PFL-PB).

O líder do PFL esclareceu que, eleito o presidente, a sessão será interrompida para que os partidos, pelo critério da proporcionalidade, princípio já ajustado pelas legendas na Casa, escolham os outros integrantes da Mesa. De acordo com Agripino, se o PMDB ganhar a presidência, o PFL escolherá a 1ª vice-presidência ou a 1ª secretaria da Casa. E vice-versa, caso o PFL saia vitorioso na presidência. Em seguida, escolherão os cargos na Mesa o PSDB e o PT.

O mesmo critério da proporcionalidade será utilizado na escolha da direção das dez outras comissões permanentes.



31/01/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan Calheiros recebe presidente do Senado da Argentina

Renan Calheiros renuncia ao cargo de presidente do Senado Federal

Senado terá sessão temática para debater reforma política, diz Renan Calheiros

Íntegra do discurso do presidente no Senado, Renan Calheiros, na abertura do ano legislativo

Renan Calheiros diz que utilizou avião da FAB pela representação como presidente do Senado

Senado elege Renan Calheiros presidente da Casa pelos próximos dois anos