Renan Calheiros pede sanção de projeto que garante detalhamento de impostos no preço dos produtos



A aprovação, pela Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 1.472/2007, que determina o detalhamento, para o consumidor, da participação dos impostos na composição do preço dos produtos, mereceu a comemoração do senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (14), o parlamentar, autor da proposta, disse esperar que a presidente da República, Dilma Rousseff, sancione integralmente o texto, que tramitou no Senado como PLS 174/2006.

Renan Calheiros destacou que o projeto, subscrito pelas lideranças partidárias à época de sua apresentação, é fruto de mobilização popular. Foram 150 mil assinaturas em apoio, colhidas na campanha De Olho no Imposto, liderada pela Associação Comercial de São Paulo, à época presidida por Guilherme Afif Domingos, hoje vice-governador de São Paulo.
- É muito importante lembrar que esse projeto de lei decorre do previsto no art. 150, § 5º, da Constituição, que determina a transparência tributária ao consumidor dos produtos e serviços comercializados – sublinhou, mencionando ainda o artigo “Transparência Tributária”, publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo, elogiando a aprovação do projeto.

O senador pediu também a aprovação de outro projeto de sua autoria, o PLS 27/2011, que regulamenta a “avaliação periódica do sistema tributário nacional”, também prevista na Constituição e, segundo observou, também importante sob o ponto de vista do Pacto Federativo. Pelo texto, que tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a avaliação deverá aferir aspectos como a clareza da legislação tributária, classificada pelo senador como um “cipoal”, a justiça tributária na distribuição da receita entre União, estados e municípios, e os impactos das políticas tributárias na redução das desigualdades regionais, entre outros.

Renan Calheiros lembrou que a relatoria do PLS 27/2011 compete ao senador Edison Lobão Filho (PMDB-MA) e pediu ao presidente do Senado, José Sarney, e aos demais líderes partidários, que o texto seja rapidamente aprovado.

Tarifas de energia

O parlamentar também mencionou o debate envolvendo a Medida Provisória 579/2012, que baixa as tarifas de energia elétrica. Relator da MP na Comissão Mista que a examina, Renan Calheiros classificou o texto como importante para garantir competitividade na economia do país.

- Não tem absolutamente nenhum sentido que concessionárias continuem se apropriando de investimentos já amortizados, já pagos pelo consumidor brasileiro e pela indústria nacional – afirmou, referindo-se aos preços das tarifas de energia.

Cana-de-açúcar

O senador informou ainda que participará, neste feriado de 15 de novembro, de reunião da Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas (Asplana), com plantadores de cana e associações de todo o Nordeste para tratar da subvenção para os pequenos produtores de cana-de-açúcar.



14/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan Calheiros: 'Detalhamento de impostos na nota fiscal desperta consciência cidadã'

Jucá pede sanção de projeto que garante maior autonomia a delegados

Estudo aponta impostos que têm maior impacto sobre preço de produtos da saúde

Sancionada lei que obriga detalhamento de impostos em notas fiscais

Entra em vigor lei que obriga detalhamento de impostos em notas fiscais

Renan Calheiros garante celeridade para regulamentação da Emenda sobre direitos das domésticas