Renan Calheiros saúda estabilidade da taxa de desemprego e destaca apoio do PMDB ao governo




O líder do PMDB, senador Renan Calheiros (AL) afirmou em Plenário nesta quarta-feira (22) que seu partido está preparado para ajudar o governo a aprovar matérias que o auxiliem a manter o ritmo de crescimento econômico, com medidas de combate à inflação, e à redução da pobreza, uma das principais metas do governo Dilma Rousseff. O parlamentar saudou a taxa de desemprego no mês de maio, de 6,4%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com análise feita nas seis principais regiões metropolitanas do país.

- A retomada da estabilidade econômica é, sem dúvida, resultado também do trabalho dos senadores de todos os partidos. O PMDB está verdadeiramente preparado para discutir e aprimorar matérias essenciais ao crescimento econômico do Brasil. Neste particular, quero me referir a todas as medidas indispensáveis à superação da pobreza extrema e de incentivo a produção - afirmou.

Mercado de trabalho

O senador manifestou satisfação com a taxa de desemprego, que se manteve no mesmo nível de abril, e sublinhou que a taxa de maio representa o menor índice de desocupação da série histórica iniciada em março de 2002, com uma população desocupada de 1,5 milhão de pessoas.

- O atual momento, que o Brasil está vivendo, a taxa de emprego é um dos mais importantes termômetros da economia interna. Isso porque o governo foi compelido a lançar mão de medida de contenção de crédito para conter a inflação, e esses números indicam claramente que a medida não está contaminando o mercado de trabalho - argumentou.

A população ocupada em maio, informou, foi de 22,4 milhões, mesmo número de abril, com oscilação positiva de 2,5% se comparada a abril de 2010. Ele assinalou que no setor privado 10,8 milhões de pessoas tiveram a carteira de trabalho assinadas em maio, representando um aumento de 6,7%. Com isso, Renan Calheiros apontou "forte e acentuada tendência" de formalização do mercado de trabalho, com grande impacto sobre a Previdência Social.

Para o líder do PMDB, a contínua expansão do Produto Interno Bruto, as constantes melhoras nas avaliações externas do Risco Brasil e as consecutivas quedas nas taxas de desemprego são indicativos de que o Brasil está no rumo certo.

Dívida dos estados

Ao final de seu pronunciamento, o parlamentar defendeu proposta do senador Luiz Henrique (PMDB-SC), que visa substituir a dívida mobiliária de estados e municípios por investimentos diretos nesses entes federativos.



22/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan Calheiros anuncia que PMDB foi formalmente convidado por Lula a participar do governo

Renan Calheiros comemora boa votação do PMDB e de outros partidos da base do governo

Renan destaca importância do PMDB para garantir ao governo maioria estável

Renan Calheiros saúda Programa Nacional de Biodiesel

Renan Calheiros saúda os 191 anos da emancipação política de Alagoas

Renan Calheiros comemora aliança do PMDB com o PT