Renan comemora renegociação das dívidas dos agricultores nordestinos
Em discurso nesta quinta-feira (6), o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) classificou a aprovação pelo Senado da Medida Provisória 472/09 como "um passo muito importante" para a solução das dívidas de milhares de pequenos agricultores nordestinos. A MP, aprovada na terça-feira (4), cria estímulos para diversos setores da economia através de incentivos fiscais e permite a renegociação das dívidas dos agricultores.
Renan lembrou que a renegociação das dívidas foi um compromisso assumido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva quando, juntos, estiveram no município de Arapiraca, em Alagoas, conversando com líderes rurais. O senador destacou o apoio suprapartidário que a MP recebeu, o que facilitou a sua aprovação com mais de 40 emendas.
- Com a aprovação da MP 472, asseguramos o perdão de quase 80 mil operações rurais com saldo devedor até R$ 10 mil. O restante dessas operações, até o limite de R$ 35 mil, terá condições especiais para pagamento, com desconto de até 85% - lembrou.
O senador explicou que hoje existe um estoque de quase 220 mil operações rurais cujos débitos ainda não foram renegociados. Desse total, a MP concede anistia a 185 mil operações, ou cerca de 85% do estoque atual. O restante dessas operações ainda não renegociadas também poderá ser quitado mediante condições especiais. Ele acrescentou que também foram suspensas as execuções judiciais e concedida a prorrogação da subvenção econômica aos pequenos e médios produtores de cana-de-açúcar.
- Conseguimos avançar também na solução das dívidas relativas às operações que estavam inscritas na dívida ativa da União. O próprio líder do governo assegurou que as inscrições na dívida ativa ficarão suspensas até 31 de dezembro deste ano. Esperamos agora que a Câmara dos Deputados aprove o texto do Senado de maneira a que essas regras possam entrar em vigor o mais rápido possível - concluiu.
06/05/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Renan Calheiros: renegociação de dívidas de agricultores nordestinos já é lei
Senado aprova renegociação de dívidas de agricultores nordestinos
Renan festeja renegociação das dívidas de pequenos agricultores
Eunício elogia decisão que permite renegociação de dívidas de produtores nordestinos
Rosalba defende perdão de dívidas de pequenos e médios agricultores nordestinos
Senadores pedem tratamento especial para dívidas de agricultores nordestinos