Renan considera emblemática posse de Ellen Gracie na presidência do STF



Em discurso na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), nesta quarta-feira (22), o presidente do Senado, Renan Calheiros, considerou a posse da ministra Ellen Gracie Northfleet na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) como um acontecimento emblemático para as mulheres brasileiras. Renan destacou que o fato simboliza a presença das mulheres brasileiras, pela primeira vez, na chefia de um dos poderes da República.

O presidente do Senado pediu providências ao secretário-geral da Mesa, Raimundo Carreiro, a fim de que, mesmo com o trancamento da ordem do dia, o Plenário do Senado possa votar o nome da ministra para a presidência do Conselho Nacional de Justiça. Renan definiu a juíza como uma "jurista de escol, que honra o Judiciário e o país".

Renan também disse que o Senado tem feito todos os esforços em favor da independência e do fortalecimento dos Poderes da República. Ele citoucomo exemplos o trabalho realizado na aprovação da reforma do Judiciário e a dedicação do Legislativo para votar os projetos relativos à legislação infra-constitucional requerida por essa reforma.

- Porque só assim nós vamos fazer justiça e ampliar a prestação jurisdicional no Brasil, além de dar a celeridade que o povo brasileiro tanto cobra. Saiba, ministra, que sua presença à frente do STF será um grande momento para que possamos dar continuidade a essa relação que tem marcado nossa convivência.

Ao final do pronunciamento, quando indagado pela imprensa se suas palavras visavam a sanar conflitos entre o Congresso e o Judiciário, Renan Calheiros disse que o Legislativo continuará trabalhando para que haja, entre os Poderes, "uma relação de independência, mas com absoluta harmonia".

Indagado se o Judiciário estaria atrapalhando o trabalho das comissões parlamentares de inquérito, Renan disse que, se as CPIs têm poder judicante, seguem o processo de investigação judicial e vão estar sempre expostasa ações do Judiciário.

- Nós vamos conversar para que tudo isso aconteça em clima de civilidade, independência e harmonia - declarou.



22/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan participa da posse de Ellen Gracie na presidência do Supremo

Ellen Gracie convida Renan para posse na Presidência do STF

Zambiasi homenageia Jobim e Ellen Gracie pela posse na presidência e vice-presidência do STF

Governador Lembo participa da posse da ministra Ellen Gracie para a presidência do STF

Renan diz que Ellen Gracie assumirá em breve a Presidência da República

Senado aprova Ellen Gracie para a presidência do Conselho de Justiça