Renan diz que Ellen Gracie assumirá em breve a Presidência da República



O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que a presidenta do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, irá assumir interinamente a Presidência da República em uma próxima oportunidade. Ele destacou sua importância histórica como primeira presidenta do Supremo.

- No dia em que a circunstância possibilitar a posse da ministra Ellen, será um dia de muito orgulho para todos nós, pela admiração que temos por ela, como já ficou sobejamente demonstrado nas vezes em que nos visitou. É chefe de um poder da República, uma mulher exemplar, uma grande juíza, competente, que vai orgulhar a todos nós - afirmou Renan, em pronunciamento no Plenário nesta sexta-feira (5).

O presidente do Senado afirmou ter assumido interinamente a Presidência da República apenas por ter chegado sua vez na linha sucessória. Ele negou ter sido convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a reunião com outros três presidentes sul-americanos em Puerto Iguazú, na Argentina, na última quinta-feira (4).

- Nunca houve convite (para a viagem), O que houve foi uma espécie de impaciência da imprensa, que fica perguntando se vamos substituí-lo. Não somos nós que vamos saber, só sabemos disso quando da decisão da convocação. Antes disso não dá para saber - justificou.

Renan disse que sua passagem pela Presidência deixou clara sua intenção de não ser o candidato a vice-presidente:

- Muita gente escreveu durante muito tempo que eu gostaria de ser candidato a vice. Neguei em várias entrevistas, mas as pessoas não acreditavam, achavam que era uma manobra de ordem política, natural. Ontem (quinta-feira), viram uma demonstração sobejamente contrária - enfatizou.

Renan destacou a honra de presidir o Brasil durante a posse do novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio Mello. Ele assegurou que o novo presidente "terá o apoio desta Casa em tudo que busque a transparência, a igualdade de oportunidades, a verdade eleitoral".

Vários parlamentares parabenizaram Renan Calheiros por sua discrição ao assumir a Presidência. O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) lamentou o "oba-oba" que o presidente Lula teria feito em torno da possível posse de Ellen durante sua viagem, que acabou não ocorrendo.

O senador José Jorge (PFL-PE) elogiou Renan por conseguir "ficar acima da divisão governo e oposição". Já o senador Magno Malta (PL-ES) parabenizou Renan por ser mais um nordestino na Presidência e afirmou que a ministra Ellen Gracie, quando vier a assumir a cadeira do presidente Lula, além de homenagear as mulheres, mostrará que chegou lá por sua competência, pois "os bons servem para ser copiados, e a ministra é dessas".

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que a polêmica sobre a posse de Renan ou de Ellen Gracie é "desnecessária" e que o presidente do Senado cumpriu um "dever constitucional".

- Ellen terá a chance de assumir e será uma honra para todos nós, pela sua postura, dignidade, competência - disse.



05/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan participa da posse de Ellen Gracie na presidência do Supremo

Ellen Gracie convida Renan para posse na Presidência do STF

Renan considera emblemática posse de Ellen Gracie na presidência do STF

Renan assumirá a Presidência da República pela segunda vez

Zambiasi homenageia Jobim e Ellen Gracie pela posse na presidência e vice-presidência do STF

Senado aprova Ellen Gracie para a presidência do Conselho de Justiça