Renan destaca missão do Exército de zelar pela soberania nacional



 Nesta quarta-feira (25), na abertura da sessão especial em homenagem ao Dia do Exército Brasileiro, comemorado no último dia 19, o presidente do Senado, Renan Calheiros, destacou entre as principais missões dessa Força Armada a de cuidar da integridade e da soberania nacional.

- Defesa e integração nacional são os dois conceitos que melhor traduzem a história do Exército, sua atuação recente e também as perspectivas do futuro - afirmou.

O presidente do Senado lembrou que o Dia do Exército Brasileiro faz referência ao dia da vitória da Batalha dos Guararapes, travada em 1648, em Pernambuco. Como recordou Renan, foi a primeira vez que brancos, índios e negros lutaram unidos pela pátria, a fim de expulsar invasores holandeses do Brasil.

- Nascia o Exército Brasileiro integrando a diversidade étnica e social que caracteriza a nossa Nação - disse.

Renan lembrou que a ação do Exército Brasileiro estende-se para muito além dos objetivos puramente militares. Muitas vezes, destacou, a presença do Exército é "o único símbolo tangível do Estado brasileiro" em locais mais distantes no país. Na Amazônia, exemplificou, 25 mil homens do Exército não só garantem a segurança como também prestam auxílio e ajudam no transporte das populações ribeirinhas.

O presidente também chamou a atenção para o papel do Exército na engenharia de transportes e na recuperação da estrutura viária nacional. Ele destacou ainda o "sentido social do serviço militar obrigatório",que, muitas vezes, é a porta de entrada para jovens no mercado de trabalho.

Renan ressaltou, ainda, a participação do Exército em missões internacionais, como a de caráter humanitário da Organização das Nações Unidas (ONU) realizada no Haiti, que é, na opinião de Renan, uma "das mais difíceis já enfrentadas pelo Exército Brasileiro no exterior".

O presidente destacou que essas missões têm inúmeras repercussões, inclusive orçamentárias. Mas, em sua opinião, representam um investimento de altíssimo retorno em relação ao conceito do Brasil junto à comunidade internacional. O presidente do Senado encerrou o discurso parabenizando o senador Edison Lobão (DEM-MA) por ter apresentado o requerimento para a realização da sessão especial.

25/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tuma destaca papel da Marinha na soberania nacional

Valmir destaca vinculação do Exército ao sentimento nacional

Azeredo ressalta papel do Exército na defesa da soberania amazônica

Marta Suplicy diz que senadores devem zelar pela grandeza do Senado

Sarney diz que a sociedade tem que zelar permanentemente pela manutenção do Estado de Direito

Renan: Boa governança deve buscar princípios da soberania popular