Renan discute Mercosul com presidente da Câmara do Paraguai
O presidente do Senado, Renan Calheiros, discutiu na manhã desta terça-feira (6) o fortalecimento do Mercosul com o presidente da Câmara dos Deputados da República do Paraguai, deputado Victor Bogado, e com o presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Aldo Rebelo. Acompanhado de parlamentares do seu país, Bogado visitou o Congresso brasileiro numa missão de estreitamento das relações de amizade entre os dois Parlamentos.
Ao final do encontro, Renan informou que o Senado deverá ratificar urgentemente o protocolo de criação do Parlamento do Mercosul, iniciativa que, em seguida, deverá ser sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ratificado esse tratado, o Parlamento do Mercosul deverá ser instalado até o fim deste ano. Desde o início de sua gestão à frente do Senado, Renan tem definido como prioridade a instalação desse Parlamento.
- Sem dúvida nenhuma, vamos votar logo. Há pouco, falei sobre isso com Aldo Rebelo. A expectativa é que votemos rapidamente. Nós queremos concluir a instalação do Parlamento, depois da ampla negociação que se fez, até o final deste ano.
Indagado se tratou de Itaipu com o presidente da Câmara paraguaia, Renan afirmou que esse é um assunto para o grupo parlamentar que representa os dois países.
- Nós criamos o grupo parlamentar Brasil-Paraguai, a exemplo do que temos com outros países, para que possamos resolver primeiramente, nesse grupo, qualquer problema da relação bilateral.
06/06/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Presidente do Congresso do Paraguai reúne-se com presidente da Comissão do Mercosul
Comissão do Mercosul discute crise do transporte na fronteira Brasil-Paraguai
Golpe no Paraguai seria "agressão covarde à democracia", diz presidente do Parlamento do Mercosul
Alvaro Dias discute Itaipu com vice-presidente do Paraguai
Renan nega atrito com presidente da Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara entrega a Renan PEC do orçamento impositivo