Renan diz que a memória de Darcy Ribeiro está presente em cada projeto aprovado em favor da educação



O presidente do Senado, Renan Calheiros, conduziu, na manhã desta quarta-feira (21), sessão especial de homenagem a Darcy Ribeiro, dizendo que este foi o educador que verdadeiramente lutou para que o Brasil valorizasse a educação básica. De acordo com Renan, sempre que o Senado aprova algum projeto em favor da educação, como o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação), Darcy Ribeiro é lembrado.

- Darcy muito falava de uma situação calamitosa. Em suas palavras, vivemos a situação de uma educação primária que produz mais analfabetos que alfabetizados; de uma escola média que não prepara ninguém para prosseguir os estudos na universidade nem para o trabalho especializado; e de uma escola superior igualmente ruim em que, na maior parte dos casos, o professor faz de conta que ensina e o aluno faz de conta que aprende. Transformar essa realidade, sempre inspirados por Darcy, é nosso desafio permanente - recomendou o presidente do Senado.

Em seu discurso, Renan lembrou que a poucas pessoas é concedido o privilégio de, ainda em vida, transformarem-se em mito. E afirmou que Darcy Ribeiro foi uma dessas figuras, com a diferença de que representou vários mitos, cada um suficientemente forte para impor à sociedade brasileira a obrigatoriedade do reconhecimento e da admiração, somando várias facetas para formar o perfil de um homem formidável.

- Darcy Ribeiro foi um empreendedor que fez nascer a Universidade de Brasília. Para ele, a UnB permitiria rever a estrutura obsoleta da educação superior no Brasil, seria uma universidade capaz de dominar todo o saber humano e de colocá-lo a serviço do desenvolvimento nacional. Darcy Ribeiro, em sua face mais reconhecida, foi o educador que tentou de todas as maneiras fazer com que o nosso país verdadeiramente priorizasse a educação básica - ressaltou o presidente do Senado.

Renan relembrou ainda que, na década de 80, o homenageado ajudou a criar os Cieps (Centros Integrados de Educação Pública), traduzidos em escolas de tempo integral para crianças e adolescentes. E recordou que, na década seguinte, ele contribuiu para a formulação da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação, denominada, em sua homenagem, Lei Darcy Ribeiro.

- Foi um intelectual que nos lembrou a todos de discutir, com seriedade, os problemas e as soluções para o nosso país, sem assumir uma postura sisuda ou mal-humorada. Mais que tudo isso, porém, Darcy foi o sonhador que não deixou de desejar nunca um mundo melhor e mais justo; que não deixou de sonhar, principalmente com um Brasil melhor e mais justo também.

Como destacou o presidente do Senado, além de educador, antropólogo e político, Darcy Ribeiro foi o romancista que não se furtou a colocar sua vasta ambição a serviço da Humanidade. Para Renan, um fato único, ocorrido dez anos atrás, mostra sua grandeza como mito: a capa que o Correio Braziliense exibiu, em 18 de fevereiro de 1997, para relatar sua morte, ocorrida no dia anterior.

- Quantos brasileiros mereceram isso? A explicação por certo está na força do mito - constatou o presidente do Senado.

21/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


ALCÂNTARA HOMENAGEIA MEMÓRIA DE DARCY RIBEIRO

APROVADO NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO SUBSTITUTIVO DE DARCY AO PROJETO DE LDB

Cultura negra está cada vez mais presente entre os jovens

APROVADO PARECER DE DARCY RIBEIRO SOBRE EMENDAS DE PLENÁRIO Á LDB

Congresso premia trabalhos em educação com Diploma Darcy Ribeiro

Para Cristovam, causa da educação fez de Darcy Ribeiro um "profeta" do desenvolvimento civilizatório