ALCÂNTARA HOMENAGEIA MEMÓRIA DE DARCY RIBEIRO



"A vontade de viver, a disposição de agir, o idealismo e a coragem" de Darcy Ribeiro foram lembrados pelo senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), ao homenagear a memória do ex-senador, que completaria 75 anos no último dia 26.

Para Alcântara, o escritor e antropólogo Darcy Ribeiro foi "um brasileiro notável pelos seus títulos, por suas realizações, pelo reconhecimento que logrou granjear em sua pátria e no mundo inteiro, notável, talvez ainda mais do que tudo isso, por sua personalidade generosa, desprendidas, vivaz, alegre, corajosa".

Depois de reportar-se ao trabalho de Darcy Ribeiro como indigenista,e que resultou em várias obras literárias, o senador destacou a atuação do homenageado na administração pública, salientando que ele foi responsável pela elaboração das diretrizes educacionais do governo Juscelino Kubitschek e pela criação da Universidade de Brasília.

- Com a advento do Parlamentarismo, o sociólogo assume a pasta da Educação e Cultura e no governo de João Gulart é convidado a para Chefiar o Gabinete Civil, cargo que ocupa até o golpe de 1964, quando foi exilado - frisou.

Lúcio Alcântara referiu-se ainda à atuação de Darcy Ribeiro no exterior, lembrando que, ele redigiu o projeto de reforma da Universidade Nacional do Uruguai, da qual foi professor; ajudou a conduzir à presidência do Chile o médico Salvador Allende;e, no Peru, assumiu as funções de assessor do então presidente Juan Velasco Alvarado.

De volta ao Brasil, Darcy Ribeiro ajuda a fundar o Partido Democrático Trabalhista(PDT) e elege-se vice-governador do Rio de Janeiro. Como senador fluminense, de acordo com o Lúcio Alcântara, o sociólogo relatou o projeto de Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional e lutava para implantação do Projeto Caboclo, lembrou o senador.

- Apesar de sua luta contra o câncer, esse homem nunca deixou de trabalhar. A sua última obra, O povo Brasileiro, iniciada 30 anos antes, tornar-se-á referência obrigatória para o entendimento de nossa nacionalidade - afirmou.



30/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


ALCÂNTARA LEMBRA ANIVERSÁRIO DE DARCY RIBEIRO

Renan diz que a memória de Darcy Ribeiro está presente em cada projeto aprovado em favor da educação

ARTHUR DA TÁVOLA HOMENAGEIA DARCY RIBEIRO

Senado homenageia Darcy Ribeiro na passagem dos dez anos de sua morte

ALCÂNTARA HOMENAGEIA MEMÓRIA DO ROMANCISTA JOSÉ DE ALENCAR

Lula inaugura Memorial Darcy Ribeiro na UnB