Renan diz que decisão sobre CPI dos "sanguessugas" será compartilhada com líderes



O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse nesta terça-feira (6) que a decisão sobre a instalação ou não da comissão parlamentar mista de inquérito dos "sanguessugas", para investigar esquema de compra de ambulâncias superfaturadas com a ajuda de parlamentares, não será "monocrática" e sim compartilhada com os líderes partidários. Ele agendou para esta quarta-feira (7), às 11h, reunião com os líderes, na Presidência do Senado.

- O Congresso tem que, com responsabilidade e com isenção, fazer o que precisa ser feito. Precisa investigar alguma coisa? Investiga. Precisa punir? Criam-se as condições para que as pessoas sejam julgadas. Algumas são punidas, outras não. O que não pode é o Congresso deixar de fazer a sua parte, deixar de esclarecer, de investigar - disse.

Renan informou que já havia mandado conferir as assinaturas no requerimento de criação da CPI dos "sanguessugas", acrescentando que, havendo número suficiente de assinaturas e fato determinado, irá reunir os líderes e decidir com eles "se querem fazer investigação ou se não querem".

- Essa não será uma decisão monocrática do presidente. Esta será uma decisão dos líderes. A exemplo do que já aconteceu em três CPIs - afirmou.

Renan disse que o Congresso tem votado tudo o que pôde e lembrou que, nos últimos 18 anos, 2005 foi o único ano em que foram votadas mais leis de iniciativa do próprio Congresso do que do Executivo. Em 2004, assinalou o presidente, 87% das leis tiveram origem no Executivo.

- Em 2005, nós invertemos essa realidade- disse

Renan ressaltou que isso foi conseguido mesmo com o funcionamento de três CPIs. Ele acrescentou que tem feito o possível para retomar as votações no Senado, mas observou que o Parlamento está administrando problemas políticos que ainda não foram superados.

- Hoje [terça-feira] eu conversei com alguns líderes e vou conversar novamente, mas as coisas estão difíceis, exacerbadas e a cada dia que se aproxima mais a eleição, as coisas se complicam mais - disse.

06/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Decisão do TCU sobre salários acima do teto será cumprida imediatamente, diz Renan

Líderes comentam decisão do STF sobre coligações

Líderes adiam decisão sobre Venezuela no Mercosul

Líderes adiam decisão em Plenário sobre adesão da Venezuela ao Mercosul

Dutra pede reunião de líderes sobre emenda das coligações e critica decisão do TSE

Líderes fazem acordo para acompanhar decisão do STF sobre medidas provisórias