Renan diz que Senado discutirá questão da maioridade penal



"A discussão da maioridade penal é inevitável, vamos ter que discuti-la". A afirmação foi feita pelo presidente Renan Calheiros, durante a discussão do projeto, aprovado por unanimidade, que proíbe o contingenciamento dos recursos destinados à segurança pública. Renan acrescentou que a sociedade está exigindo que o tema seja debatido.

Na avaliação do presidente do Senado, reduzir a maioridade penal, por si só, não resolverá o problema da violência no país. Ele destacou que o governo deve ampliar os recursos para a segurança pública, melhorar o salário dos policiais e dotá-los de condições para que eles possam viver dignamente.

- Os policiais que moram em comunidades dominadas pelo crime organizado são obrigados a ocultar sua profissão. Ou eles fazem isso ou têm que aderir ao próprio crime - comentou Renan.

O presidente do Senado defendeu a criação de um programa, em parceria com os governos federal e estaduais, que permita aos policiais adquirirem moradia de forma subsidiada. Renan também informou que, em entendimento com os líderes partidários, ficou definido que o Senado definirá, nos próximos dias, vários assuntos referentes à segurança pública, entre eles a definição do grau de participação da União, estados e municípios no combate à criminalidade.



13/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Souza propõe solução intermediária para questão da maioridade penal

Entidades de defesa da criança e do adolescente pedem a Renan mais tempo para debater redução da maioridade penal

Programa da TV Senado discute maioridade penal

Redução da maioridade penal será discutida no Plenário do Senado

Senado inicia série de debates sobre maioridade penal

Maioridade penal será tema de programa na Rádio Senado