Renan e Alves debatem pacto federativo com governadores nesta quarta
Os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, se reúnem com os governadores estaduais nesta quarta (13), às 11h30, no Salão Negro do Congresso Nacional. Na pauta, a rediscussão do Pacto Federativo, ou seja, do acordo para a divisão da receita dos impostos entre os estados, os municípios e a União.
Dessa reunião pode sair um texto de consenso sobre a redistribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE) para votação no dia 19, em Plenário, como é a intenção do presidente do Senado.
O encontro ocorre no bojo de uma série de discussões nas duas Casas a respeito da unificação das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); da criação de fundos de desenvolvimento para os estados; da redução do índice de correção das dívidas estaduais, entre outros temas, como os royalties do petróleo, objetos de recente decisão do Congresso e de ações no Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com a Agência Câmara, Alves pediu aos governadores uma pauta mínima de propostas que estabeleçam um novo pacto, de modo que o assunto possa ser decidido o quanto antes no Congresso. “São dois ou três assuntos. Não adianta apresentar 20 temas, pois isso não resolve nada”, advertiu o presidente da Câmara.
Para Alves, o atual pacto federativo está “esgotado”. E situação dos municípios piora a cada dia. “Sou de um tempo em que o município era o primo pobre da nação, mas hoje é o paupérrimo. Esse ente está muito defasado nas questões orçamentária, administrativa e política. Os estados também estão com problemas. Não podemos ficar assim”, disse.
12/03/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Renan e Alves discutirão pacto federativo com prefeitos de capitais na quarta
Reunião com governadores define rumo para novo pacto federativo, diz Renan
Começa reunião com governadores sobre pacto federativo
Termina reunião de parlamentares e governadores sobre pacto federativo
Reunião com governadores sobre pacto federativo suspende votações na CCJ
Renan e Henrique Alves lançam Portal do Congresso Nacional nesta quarta