Renan enaltece atuação política de Humberto Lucena



Durante o lançamento do livro Humberto Lucena da coleção Grandes Vultos que Honraram o Senado, nesta quarta-feira (26) no Salão Negro do Congresso, o presidente do Senado, Renan Calheiros, ressaltou a importância da homenagem ao político paraibano, pela sua representatividade na história do parlamento brasileiro. Ao fazer uma retrospectiva de sua vida política, Renan lembrou que Lucena foi um dos fundadores do MDB e enfatizou sua habilidade política, destacando sua eleição como presidente do Congresso Nacional durante a instalação da Assembléia Nacional Constituinte em 1987.

- Foi um mestre na arte da tolerância, da negociação, da busca pela melhor solução para os problemas do país e do parlamento. Não sabia o que era ódio ou rancor - disse.

Renan destacou a atuação de Lucena no Legislativo, frisando sua dedicação ao debate de idéias e à militância democrática. O presidente da Casa registrou que Lucena pertenceu a apenas dois partidos em toda a sua carreira: o PSD e o PMDB, destacando ainda que o político nunca ocupou nenhum outro cargo público senão no Legislativo.

- Humberto Lucena foi um homem público notável, exemplo de fidelidade partidária e que construiu toda a sua carreira pública apenas no Legislativo. O lançamento desta biografia é uma homenagem que todos nós prestamos à memória desse patriota e companheiro tão querido, que honrou a tradição parlamentar brasileira. Um homem que tinha adversários políticos, mas não inimigos - disse.

Renan participou do documentário da TV Senado apresentado durante a solenidade e também é autor do texto constante na orelha do livro.

26/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


AUTORIDADES COMENTAM A ATUAÇÃO DE HUMBERTO LUCENA NO CENÁRIO POLÍTICO

Cícero Lucena enaltece Ronaldo Cunha Lima, que renunciou ao mandato para responder no STF

SENADO HOMENAGEIA HUMBERTO LUCENA

MORRE O SENADOR HUMBERTO LUCENA

DEPOIMENTOS DOS SENADORES SOBRE HUMBERTO LUCENA

ADEMIR DESTACA HUMILDADE DE HUMBERTO LUCENA