Renan enviará parlamentares à Rússia para negociar libertação de ativista brasileira



O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), decidiu nesta quarta-feira (23) criar uma comissão de parlamentares para enviar à Rússia, com o objetivo de interceder pela libertação da ativista brasileira Ana Paula Maciel, presa desde o dia 19 de setembro, durante uma manifestação do Greenpeace na região do Ártico.

Renan Calheiros tomou a decisão durante encontro com deputados federais e um representante do Greenpeace no Brasil. O grupo pediu a Renan o apoio para um diálogo com o Parlamento russo com o objetivo de colaborar na libertação de Ana Paula, presa na cidade de Murmansk, a 2000 quilômetros de Moscou.

- Nossa preocupação é que ela está distante de Moscou e agora começa o rigoroso inverso russo - explicou o deputado Chico Alencar.

Por sua vez, o deputado Sarney Filho ressaltou a necessidade de se buscar um "caminho alternativo" ao que já vem sendo trilhado pelo Executivo.

- Temos que dialogar com os parlamentares russos - sugeriu Sarney Filho.

Renan Calheiros informou que na semana passada já tinha enviado uma correspondência à presidente do Conselho da Federação da Assembleia Federal da Rússia (equivalente ao Congresso Nacional brasileiro), Valentina Matvienko, cobrando uma solução positiva para o caso da brasileira Ana Paula Maciel.

A informação é da Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado.



23/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDH pede libertação de ativista brasileira detida na Rússia

Eduardo Suplicy pede a libertação de ativista brasileira presa na Rússia

Presidenta comemora libertação de ativista brasileira

Paim pede libertação do ativista Paul Watson, da ONG Pastores do Mar

Brasil enviará missão a Moscou para negociar embargo à carne

Brasil acompanha caso de ativista detida na Rússia