Renan faz apelo por aprovação do Estatuto do Desarmamento



O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), fez um apelo à Câmara dos Deputados, para a imediata votação do Estatuto do Desarmamento, nos moldes em que foi aprovado, por unanimidade, no Senado, no último dia 24 de julho passado. Ele manifestou sua satisfação pelo fato de o estatuto já ter sido votado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Para viabilizar a aprovação, Renan comunicou que na sexta-feira (24) será a vez de São Paulo registrar sua posição favorável ao estatuto. Segundo ele, o Movimento Brasil sem Armas organizará uma manifestação na capital paulistana, marcada para as 18h, na Praça da Sé, onde milhares de pessoas levarão 9.969 velas nas mãos para simbolizar cada uma das vítimas de armas de fogo, desde a data da aprovação do Estatuto do Desarmamento no Senado.

A manifestação é uma iniciativa das organizações Sou da Paz, Viva Rio e Convive e está percorrendo o Brasil, já tendo reunido milhares de pessoas nas cidades do Rio de Janeiro, Recife e Brasília. No próximo dia 31, será a vez de Maceió (AL) se mobilizar por um Brasil sem armas, com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Igreja católica, de profissionais liberais e partidos políticos, disse.

Entre os pontos relevantes do estatuto, Renan destacou a realização de referendo popular para permitir que a população decida de uma vez por todas sobre a proibição da venda de armas no Brasil. Segundo ele, as pesquisas mostram que nada menos que 80% dos brasileiros votariam a favor dessa proibição.



23/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan diz que aprovação do Estatuto do Desarmamento é "momento histórico"

Crivella: Congresso vive dia de glória com aprovação do Estatuto do Desarmamento

Renan diz que votação na Câmara anula Estatuto do Desarmamento

Renan Calheiros reclama de alteração da Câmara no Estatuto do Desarmamento

Estatuto do Desarmamento: Borges e Renan discutem forma de apressar tramitação

Renan pede aprovação do estatuto do idoso