Renan lê em Plenário nomes dos parlamentares indicados para a CPI dos Sanguessugas
No início da ordem do dia da sessão plenária desta quarta-feira (21), o presidente da Casa, Renan Calheiros, na condição de presidente do Congresso Nacional, leu a composição definitiva da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) dos Sanguessugas. A comissão tem prazo regimental de 48 horas para ser instalada, portanto, até esta sexta-feira (23). No entanto, o senador Romeu Tuma (PFL-SP), o parlamentar mais idoso a integrar a comissão e que, regimentalmente, deve presidir a instalação dos trabalhos, convocou a reunião para esta quinta-feira (22), às 9h, na sala 2 da Ala Nilo Coelho do Senado.
Fundamentado no parágrafo 1º do artigo 9º do Regimento Comum, Renan indicou como representante titular do PCdoB na comissão o senador Leomar Quintanilha (TO) e para titular pelo PDT o senador Jefferson Péres (AM). O dispositivo determina que cabe ao presidente da Mesa do Congresso indicar os integrantes da CPI, caso os partidos não o façam.
O PTB e o PCdoB foram os únicos partidos que não indicaram deputados suplentes para compor a comissão. Renan afirmou que não faria indicações de deputados, embora o Regimento Comum lhe permitisse.
O PCdoB e o PRB integram a comissão pelo sistema de rodízio previsto na Resolução nº 02/00 que, em seu parágrafo 3º, estabelece que o número de membros da Comissão Mista é acrescido de mais uma vaga, destinada a cada uma das Casas do Congresso Nacional, que será preenchida em rodízio, exclusivamente, pelas bancadas minoritárias que não alcancem, no cálculo da proporcionalidade partidária, número suficiente para participar da Comissão.
O senador Paulo Paim (PT-RS) informou ao presidente Renan Calheiros que só havia aceito integrar a comissão como suplente e não como titular conforme consta na lista do PT. Paim vai levar a questão para ser avaliada pela liderança do seu partido
21/06/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Plenário analisa nomes indicados para o CNMP
Plenário vota nomes indicados para o Conselho de Ética
Renan envia ao Conselho de Ética nomes dos senadores citados pela CPI dos Sanguessugas
Indicados para o Conselho de Ética devem ter nomes votados pelo Plenário
"Três bons nomes", diz Renan sobre indicados para relatar processo no Conselho de Ética
Nomes indicados ao Conselho Nacional do Ministério Público vão a Plenário