Renan participa com Lula de lançamento de novas políticas para a educação



Ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, opresidente do Senado, Renan Calheiros, fez parte da mesa que lançou nesta quarta-feira (11), no Palácio do Planalto, um pacote de medidas para reformular as políticas de educação no país. O anúncio das medidas, que visam a reformular a educação no país em todos os seus níveis, foi feito pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

Entre as medidas anunciadas está a diminuição, provocada pela eliminação dos juros, dos encargos de 9% para 3,5 % para estudantes que pagam mensalidade por meio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e estudam em cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e cursos superiores de tecnologia que constam do Catálogo Nacional de Cursos Superiores, ou seja, cursos que visam a formar professores. Para os demais estudantes com mensalidades da graduação financiada pelo Fies, os juros também foram reduzidos, baixando de 9% para 6,5%.

O ministro da Educação anunciou ainda o envio ao Congresso de dois projetos de lei. O primeiro amplia o financiamento à pesquisa acadêmica por meio de incentivos fiscais à entidades privadas que investirem na realização de estudos acadêmicos. O outro reformula a Coordenação de Aperfeiçoamento à Pesquisa de Ensino Superior (Capes), que passará a cuidar do projeto Universidade Aberta do Brasil. A idéia é oferecer cursos de graduação a distância por meio de pólos presenciais, em parceria com estados e municípios. Isso, segundo o ministro, fortaleceria o papel da União no tocante às políticas de educação.

Haddad ainda anunciou a homologação de licitação para compras de computadores,leitores e mídias de DVD e livros para ampliar o Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) e o alcance da TV Escola.

O presidente da República também sancionou na cerimônia o Projeto de Lei de Conversão 20/2006 - proveniente da MP 296/2006 -, que dispõe sobre a criação de cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas, no âmbito do Ministério da Educação, para fins de constituição dos quadros de pessoal das novas instituições federais de educação profissional e tecnológica e das novas instituições federais de ensino superior.

11/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan participa com Lula do lançamento de ações de saúde em prol da pessoa idosa

Funai participa do lançamento de plano para educação indígena

Lula participa de lançamento de livro no Congresso

Renan participa do lançamento do PAC do Saneamento Básico e Urbanização

Renan participa do lançamento do programa nacional de segurança pública

Renan participa do lançamento da Política de Desenvolvimento da Tecnologia no Planalto