Renan participa da homenagem à Revolta dos Posseiros



O presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), presidiu nesta terça-feira (2) a hora do expediente, destinada a homenagear os 50 anos da chamada Revolta dos Posseiros. Após o discurso do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), autor do pedido de homenagem, Renan leu um pequeno discurso no qual destacou "a luta justa" dos posseiros do sudoeste paranaense, que enfrentaram companhias colonizadoras em 1957.

O presidente do Senado salientou que os protagonistas tiveram forças para levar adiante o movimento pois estavam "revestidos da sincera convicção de estar combatendo uma luta justa". Na interpretação de Renan, "campo e cidade se irmanaram na luta" contra empresas exploradoras.

- Aqueles colonos foram vítimas da cobiça desenfreada de uns poucos empresários, travestidos de colonizadores, que levaram a violência ao extremo inaceitável do assassinato e do estupro. Os colonos reagiram contra a barbárie instalada - afirmou Renan.

O senador acrescentou que o movimento proporcionou a homens e mulheres a oportunidade de "fazerem sua própria história, e proverem a demanda de suas famílias". Renan agradeceu a presença dos prefeitos, deputados, senadores, vereadores e lideranças regionais presentes e lembrou de elogiar os senadores que representam o Paraná no Congresso Nacional.



02/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado presta homenagem à Revolta dos Posseiros

Revolta dos Posseiros recebe homenagem dos senadores

Senadores vão homenagear 50 anos da Revolta dos Posseiros

Alvaro Dias relembra os 50 anos da Revolta dos Posseiros, no Paraná

Alvaro Dias destaca passagem dos 50 anos da Revolta dos Posseiros

Renan participa de homenagem a astronauta brasileiro