Renan reafirma compromisso do PMDB de encontrar caminhos para diminuir efeitos da crise no Brasil



Ao discursar nesta quinta-feira (12), o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) voltou a afirmar o compromisso do seu partido de ajudar o governo federal e a sociedade brasileira a encontrar caminhos para diminuir os efeitos da crise financeira internacional no Brasil. Ele registrou reunião da bancada do partido na quarta-feira (11) com os ministros de Minas e Energia, Edison Lobão, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, com o objetivo de discutirem saídas para a crise econômica.

O senador disse que a bancada discutiu com o ministro Lobão formas de frear o aumento dos custos de produção provocado pela alta dos preços da energia elétrica e do óleo diesel. Já com o ministro Stephanes foi discutida a alta do preço dos fertilizantes.

- Os produtores agrícolas estão diante de um ambiente de muitas incertezas, em função da crise internacional que provocou aumento dos custos e queda nos preços de venda dos produtos. Não podemos permitir que a agricultura, pelo seu papel estratégico na economia e na balança comercial, entre em crise novamente - advertiu.

Segundo o senador, o Ministério da Agricultura prevê queda de 8,4% na renda agrícola de 2009. Apenas os custos de produção da soja, acrescentou, aumentaram 34% se comparados com os da safra passada.

Renan disse ainda que a bancada do PMDB no Senado está disposta a apoiar a criação de um marco regulatório para o setor mineral brasileiro, assunto também tratado na reunião.

Em apartes, os senadores Gim Argello (PTB-DF) e Paulo Paim (PT-RS) elogiaram e comentaram o pronunciamento do colega alagoano. Gim Argello concordou que o preço do óleo diesel precisa de redução, já que o preço do barril do petróleo está em um patamar baixo. Paim aproveitou para defender novamente o fim do chamado fator previdenciário o que, em sua opinião, traria benefícios não só para os aposentados, mas também para a economia brasileira.



12/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan reafirma compromisso com a questão feminina

Brasil reafirma compromisso com a África

Brasil reafirma compromisso com Mercosul e com integração sul-americana

José Maranhão: países integrantes do G-22 devem encontrar caminhos próprios de desenvolvimento

Efeitos da crise internacional para o Brasil preocupam Ramez Tebet

Agripino alerta para gravidade da crise e diz que efeitos já se fazem sentir no Brasil