Renan recebe medalha de associação de delegados



O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebeu nesta quarta-feira (20) a visita de representantes da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol-BR). Eles entregaram a Renan a medalha Senador Delegado Romeu Tuma, que é concedida a personalidades que se destacam no apoio às atividades da categoria dos delegados e nas ações de fortalecimento da segurança pública nacional.

O presidente da Adepol, Paulo Roberto D’Almeida, explicou que a entidade representa delegados da Polícia Federal e das polícias civis dos estados. Ele disse que a Adepol também acompanha no Congresso as cerca de duas mil matérias que tratam de segurança pública, como é o caso do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 132/2012, que fortalece o processo de investigação criminal, estabelecendo normas para o inquérito policial. O projeto está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), sob relatoria do senador Humberto Costa (PT-PE).

Outra matéria acompanhada pela Adepol é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37/2011. Em análise na Câmara dos Deputados, a PEC trata da competência para a investigação criminal das polícias Federal e civis dos estados e do Distrito Federal. A matéria tem recebido críticas de que pode, se aprovada, retirar o poder de investigação do Ministério Público. Segundo D’Almeida, trata-se de uma crítica infundada, já que o Ministério Público seria um fiscal da lei e não teria poder de investigação pela Constituição federal.

- A ideia é cada um fazer seu trabalho. Não estamos desconsiderando o Ministério Público. Quem vai fiscalizar o fiscal? – questionou.



20/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan recebe medalha do Mérito Mauá

Presidente de associação de delegados da PF defende guarda de dados dos usuários da internet

Renan discute política de segurança com delegados

Renan e Teotônio recebem medalha do governo mineiro

Tebet recebe medalha do TRT

Cláudio Lembo recebe a Medalha da Inconfidência