Renan recebe prefeitos alagoanos para café da manhã
Numa tradição repetida sempre que se realiza a Marcha dos Prefeitos a Brasília, o presidente do Senado, Renan Calheiros, recebeu, na manhã desta quarta-feira (11), na residência oficial da Península dos Ministros, os prefeitos alagoanos que vieram em busca de atendimento para seus pleitos na capital. Estavam também no encontro os senadores Fernando Collor (PTB-AL) e João Tenório (PSDB-AL).
- Toda vez que os prefeitos realizam essa marcha, o Senado, como Casa da federação, faz questão de recebê-los. Eu compareci ao lançamento da marcha, defendi parte das propostas que eles apresentaram e já conseguimos alguns avanços, como o aumento no percentual do Fundo de Participação dos Municípios. Considero importante tratar o município como ente federativo - disse Renan, ao reunir-se para ser fotografado com os prefeitos.
O presidente do Senado reafirmou seu compromisso com os pleitos dos municípios alagoanos, ressalvando contudo que essa luta não é fácil como se pretende. Ele disse que, muitas vezes, o pleito não anda porque falta o projeto adequado ou porque, embora adequado, o projeto é contaminado por outros interesses burocráticos.
Renan disse que considera pequena a fatia de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e royalties recebidos por Alagoas e que já conversou com o governador Teotônio Vilela sobre formas de o estado conseguir mais recursos. Ele afirmou que toda a bancada de Alagoas no Congresso faz um esforço conjunto pelo desenvolvimento do estado e que sempre tratou e tratará igualmente os diversos municípios de Alagoas.
Na ocasião, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Jarbas Omena Filho, disse que o encontro serviu para levar a certeza de que Renan Calheiros continuará ajudando os municípios do seu estado a obter recursos para desenvolver-se. "Principalmente na questão do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb) relacionada a transporte escolar. Pedimos que ele atenda o pleito de os recursos serem repassados diretamente da União para os municípios, evitando o trâmite via estado, porque isso gera perdas".
Jarbas Omena Filho disse ainda que os prefeitos reivindicam uma modificação na distribuição dos recursos do Fundeb de forma a aumentar os repasses para as creches que são mantidas pelos municípios. De acordo com o presidente da AMA, os prefeitos também querem corte de impostos sobre compra de veículos para o transporte escolar e redução no pagamento de precatórios, conforme matéria aprovada no Senado.
11/04/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Renan Calheiros recebe Frente Nacional dos Prefeitos para debater financiamento do passe livre
Renan recebe prefeitos em audiência
Renan recebe prefeitos de Alagoas
Renan recebe novo presidente da Frente Nacional de Prefeitos
Homenagens ao turismo começam com café da manhã
Heráclito Fortes e Haroldo Tajra oferecem café da manhã a servidores com deficiência