Heráclito Fortes e Haroldo Tajra oferecem café da manhã a servidores com deficiência



O 1º Secretário do Senado, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), e o diretor-geral da Casa, Haroldo Tajra, vão receber servidores do Senado, funcionários terceirizados e estagiários com deficiência, em café da manhã nesta quarta-feira (10), no restaurante dos Senadores.

A intenção é aproximar a administração da Casa das necessidades demandadas por este grupo, para o pleno desenvolvimento de suas funções.Segundo Haroldo Tajra, "a administração está segura de que os servidores com deficiência têm muito a contribuir com o Senado Federal". Ele também destaca que os servidores com deficiência estão muito bem integrados nos trabalhos desenvolvidos pela Casa, tanto na área administrativa, quanto na legislativa.

O evento é organizado pelo Programa de Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência (Senado Inclusivo), que iniciou há seis anos o trabalho de levantamento do número e das necessidades dos servidores, terceirizados e estagiários com algum tipo de deficiência. Desde então, o Senado colocou em prática várias ações para oferecer acessibilidade, como a reforma de sanitários de uso público; a instalação de elevadores adaptados; a construção de rampas de acesso; e o nivelamento de pisos e remoção de obstáculos.

Ainda com o objetivo de proporcionar acessibilidade e conforto para as pessoas com deficiência que trabalham ou que visitam as dependências do Senado, foram adquiridos triciclos motorizados. Também foram adaptados os plenários de quatro comissões e implantado o Serviço de Atendimento para pessoas com deficiência, que conta com profissionais especializados em linguagem de sinais.

Ações

O Senado Inclusivo também realiza ações que atendem ao público externo, como a gravação de audiolivros. Já estão disponíveis em formato MP3 e também na internet a Constituição federal, o Código Civil Brasileiro, a Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A página do Senado na internet (www.senado.gov.br)recebeu, inclusive, um selo de aprovação como site adaptado para deficientes.

O programa mantém convênios para troca de experiências de acessibilidade com o Supremo Tribunal Federal (STF) e com assembléias legislativas de vários estados. Desde 2005, o Senado Inclusivo promove ainda a Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, que acontece no mês de dezembro nas dependências do Senado Federal.

Da redação, com informações do Programa de Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência / Agência Senado 



09/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito Fortes cobra pagamento de 13º de servidores do Piauí

Homenagens ao turismo começam com café da manhã

Renan recebe prefeitos alagoanos para café da manhã

Trabalhadores da construção civil pedem a Tião Viana aprovação de café da manhã gratuito

Mão Santa solidariza-se com Heráclito Fortes

Heráclito Fortes lamenta fechamento da BRA