Renan recebe representantes de estados para discutir projeto do "Supersimples"



O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebeu em seu gabinete nesta terça-feira (3) secretários de tributação de estados e de finanças de prefeituras para debater alguns pontos do projeto do Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (PLC 100/2006) - conhecido como "Supersimples" - que poderiam prejudicar arrecadação dos estados e municípios. O projeto tramita em regime de urgência e já consta da pauta de deliberações do Plenário na próxima sessão deliberativa.

A secretária de tributação do Rio Grande do Norte, Lina Maria Vieira, disse que o objetivo do encontro foi conciliar os interesses dos estados e municípios com os dos pequenos empresários, para que os entes federativos mantenham "condições de sobreviver", mesmo com a redução de alíquotas para o setor produtivo.

Um dos pontos que Lina quer que o Senado reconsidere no projeto é a concessão de isenção para as empresas da contribuição do salário educação, uma vez que, segundo ela, a medida traria uma diminuição de R$ 1,6 bilhão para investimento em educação em todo país.

Os secretários também pediram apoio para a aprovação do Projeto de Lei do Senado 68/2006, que pretende adiar a vigência de um artigo da chamada Lei Kandir, que eliminou o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas exportações. O projeto adia de janeiro de 2007 para janeiro de 2011 a autorização para que as empresas possam abater do imposto de renda a pagar o ICMS embutido no preço das mercadorias compradas para uso e consumo próprio e nas contas de energia elétrica e de telefone.

- Se esse abatimento entrar em vigor a partir de 2007, os estados deixam de arrecadar cerca de R$ 17 bilhões por ano - calcula Lina.



03/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan recebe representantes de entidades de classe que esperam sanção do projeto que cria a Super Receita

Deputados pedem a Renan aprovação do projeto que amplia prazo para adesão ao Supersimples

Renan recebe representantes da magistratura

Incra recebe trabalhadores para discutir reforma agrária em 10 estados

Supersimples das Domésticas vai ser discutido por Jucá com representantes do governo

Patriota recebe presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos