Renan se desculpa em nome do Senado por cassação
O presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), pediu desculpas, nesta quarta-feira (22), em nome do Congresso Nacional, à família de Luiz Carlos Prestes pela cassação do mandato do ex-senador, feita por resolução da Mesa do Senado no ano de 1948.
- Como presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, em nome da instituição, peço desculpas à família de Luiz Carlos Prestes pela atrocidade patrocinada pelo Estado contra um ilustre brasileiro, legitimamente escolhido pelo povo para representá-lo – disse Renan.
Durante sessão de homenagem dedicada a Prestes e ao seu suplente, Abel Chermont, com a devolução simbólica dos seus mandatos, Renan Calheiros destacou a força do caráter de Luiz Carlos Prestes e a perseverança com que perseguiu os seus ideais.
- Onde quer que estivesse, em qualquer situação, Luiz Carlos Prestes se revelou um daqueles homens que dedicou a vida a combater as injustiças sociais – destacou.
Renan lembrou a constante preocupação que Prestes tinha com as outras pessoas quando, ainda muito jovem e, na condição de oficial do exército, contratou cozinheiros para melhorar a qualidade de alimentação de seus subordinados e organizou as atividades militares de maneira que todos pudessem estudar e ter acesso à educação física e instrução militar.
- Essa primeira manifestação de solidariedade o acompanhou por toda vida. Mas não somente a favor dos mais próximos e dos segmentos sociais menos favorecidos Prestes deixava em segundo plano eventuais projetos pessoais – observou.
O presidente do Senado lembrou que, em seus pronunciamentos, além da constante defesa do ideário socialista, o ex-senador Luiz Carlos Prestes manifestava sempre inquietação com o destino do país.
- Em um discurso que ficou célebre, Prestes rejeitou com veemência as insinuações de que seu partido defenderia a então União Soviética em detrimento da soberania brasileira. O seu amor ao Brasil e a sua formação humanística se revelava sempre – ressaltou.
Renan Calheiros ainda fez questão de apontar outra característica de Prestes essencial à vida parlamentar: a crença de que o diálogo e a compreensão abrem caminhos para o entendimento.
- Em outro pronunciamento memorável proferido durante a Assembleia Constituinte de 1946, Luís Carlos Prestes afirmou que errar é dos homens, mas que acreditava no predomínio da inteligência e na força dos argumentos. Disse que comungava a premissa de que todos são capazes de corrigir erros e a reformar opiniões – afirmou.
22/05/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Gerson Camata pede a cassação de Renan
Garibaldi diz que votará contra a cassação de Renan
Jefferson Péres pede a cassação de Renan
Renan diz que cassação o deixaria inelegível por mais de 15 anos
Senadores apontam falta de provas para cassação de Renan
CCJ examina nesta quarta projeto que pede a cassação de Renan