Renan vai definir com líderes calendário de votação do Marco Civil da Internet



VEJA MAIS

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), vai definir com os líderes partidários a data para a votação em Plenário do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 21/2014, conhecido como marco civil da internet.

— Vou conversar com os líderes e apresentar a proposta que vocês trazem. Mas, do ponto de vista da democracia, é importante que haja o convencimento dos parlamentares e temos que garantir isso no Senado. Sugiro que vocês permaneçam atuando para dirimir as dúvidas que os senadores possam ter em relação ao texto — afirmou Renan Calheiros, que designou o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) para relatar o PLC em Plenário.

As datas, no final de abril, foram apresentadas pelo senador Lindbergh Farias (PT-RJ), o deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ) e representantes de 30 entidades não governamentais que acompanham a tramitação da proposta desde o início na Câmara dos Deputados, durante encontro nesta quarta-feira (9) à noite.  Eles fizeram um apelo para acelerar a votação da proposta no Senado.

De acordo com o senador Lindbergh, o ideal seria aprovar o texto no dia 22 de abril no Plenário, véspera da NETmundial – Encontro Multissetorial Global sobre o Futuro da Governança da Internet, que acontece em São Paulo nos dias 23 e 24 de abril. Os parlamentares argumentaram que o texto já foi exaustivamente discutido na Câmara dos Deputados e que o ideal é que o texto seja aprovado no Senado sem alterações.

Nesta quinta-feira (10) pela manhã, foi realizada a primeira de três audiências conjuntas das Comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para debater o projeto. As outras reuniões estão marcadas para os dias 15 e 22 de abril.

O projeto que regulamenta a internet brasileira prevê a chamada neutralidade da rede, onde os provedores não podem cobrar de forma diferenciada o acesso a conteúdos; e a possibilidade de eximir de responsabilidade os provedores pelo uso que os internautas fizerem da rede e por publicações feitas por terceiros.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado



10/04/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan e líderes reúnem-se nesta quarta com ministro da Fazenda para definir votação do "Supersimples"

Dilma anuncia votação de novo Marco Civil da Internet

Renan quer rapidez na análise do marco civil da internet pelo Senado

Randolfe acusa PMDB de impedir votação do marco civil da internet

Renan deve reunir líderes para definir pauta de votações

Renan vai definir com líderes data de comparecimento de Thomaz Bastos ao Senado