Renato Casagrande ressalta importância das eleições para Mesas da Câmara e do Senado



O senador Renato Casagrande (PSB-ES) afirmou que as eleições para as novas Mesas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, no início do ano que vem, "são a grande chance de recolocar o Congresso Nacional na posição de protagonista do processo democrático e do processo legislativo". O parlamentar disse que, no caso do Senado Federal, "o mais adequado é construir uma candidatura" que represente a instituição, "independentemente de posição do governo e da oposição".

O líder do PSB disse que a candidatura independente deve representar a agenda legislativa que o Senado precisa discutir, citando, entre outros temas, o aperfeiçoamento do sistema tributário nacional, do sistema político-partidário e leis como a de licitações e a do gás.

- Temos de dar conta desses temas e só vamos dar conta se tivermos uma agregação e lideranças capazes de puxar este debate - afirmou, acrescentando ser hora de o Senado Federal "ter maturidade para avançar em uma proposta como essa".

Casagrande lembrou que a omissão do Congresso Nacional em discutir propostas importantes para a Nação tem deixado um vácuo para que os Poderes Executivo e Judiciário tomem a iniciativa também na área legislativa. Ele elogiou o único candidato à Presidência do Senado até o momento, o senador Tião Viana (PT-AC), mas não descartou o surgimento de outro candidato que possa assumir a postura por ele defendida.



18/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renato Casagrande ressalta importância do afastamento preventivo para imagem do Senado

Renato Casagrande ressalta importância do afastamento preventivo

Renan diz que composição do novo governo e eleições das Mesas do Senado e da Câmara não se misturam

Projeto de Renato Casagrande estabelece regras para o controle interno do Senado

Casildo Maldaner ressalta importância do voto consciente nas eleições municipais

Serys cobra participação feminina nas Mesas do Senado, Câmara e Congresso