Renan diz que composição do novo governo e eleições das Mesas do Senado e da Câmara não se misturam



Ao tratar do encontro que teve na manhã de sexta-feira (17) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do senador José Sarney (PMDB-AC), o presidente do Senado, Renan Calheiros, frisou que não se pode misturar a composição do novo governo com as eleições das Mesas do Senado e da Câmara.

- Essa decisão é do PMDB e de todas as bancadas, que, no momento certo, vão fazer sua escolha. O presidente Lula tem a exata compreensão da necessidade da separação dos Poderes, que precisam ser independentes, mas harmônicos - disse Renan.

De acordo com o senador, o assunto em pauta foi a coalizão entre os partidos, em nome do modelo de governança buscado pelo presidente reeleito. Lula teria ressaltado que não há prazo para a formação do novo ministério.

- Não tratamos de composição ministerial. O presidente Lula disse que ainda não conversou com ninguém sobre isso, e que não tem nenhuma ansiedade com relação ao assunto. Acha que a construção da coalizão requer uma espécie de preparação interna - contou o presidente do Senado.

Renan Calheiros destacou que o PMDB "não está postulando nada", e quer aproveitar essa oportunidade para "juntar as correntes, sabendo que a unanimidade é impossível". Acrescentou ainda que "qualquer movimento para harmonizar o partido" conta com seu estímulo.

- Postular cargos é repetir um velho erro. A sociedade não quer isso - disse Renan.

17/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renato Casagrande ressalta importância das eleições para Mesas da Câmara e do Senado

Renan Calheiros divulga nota contrária à reeleição nas Mesas da Câmara e do Senado

Serys cobra participação feminina nas Mesas do Senado, Câmara e Congresso

Proposta que amplia Representação no Parlasul será encaminhada às Mesas da Câmara e do Senado

Renan: Senado deve enviar à Câmara novo projeto sobre FPE

Veja como as eleições podem alterar a atual composição do Senado