Renda dos Creas poderá ser usada em aperfeiçoamento profissional e fiscalização de obras públicas



Parte da receita líquida dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) poderá ser aplicada no aperfeiçoamento técnico e cultural de seus integrantes, bem como no custeio da fiscalização de obras públicas inacabadas e de edificações sujeitas às inspeções periódicas. Projeto de lei com esse objetivo (PLS 31/2012), do senador licenciado Marcelo Crivella (PRB-RJ), foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) nesta quarta-feira (6).

Como o texto recebeu decisão terminativa, poderá seguir diretamente para exame na Câmara dos Deputados, se não houve recurso para exame final em plenário.

Crivella esclarece na justificação que a proposta partiu de sugestão do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e dos Creas, que se dizem impossibilitados de realizar a atualização dos quase um milhão de profissionais com os recursos destinados legalmente a esse fim.

Pelas leis que regulamentam as profissões de engenheiro, arquiteto e agrônomo, apenas os recursos advindos de multas podem ser investidos no aperfeiçoamento profissional. Porém, como afirma Crivella, os recursos arrecadados seriam insuficientes devido à opção dos conselhos por política de fiscalização mais voltada à orientação, sem aplicação de multas.

Obras públicas

A proposta inicial destinava parte da receita líquida apenas para a qualificação profissional. Foi por meio de emenda do relator da matéria, senador Cyro Miranda (PSDB-GO), que ocorreu a extensão da medida para o custeio da fiscalização de obras públicas e as inspeções periódicas.

Para o relator, desse modo, a incumbência da fiscalização a cargo dos conselhos profissionais poderá ser ampliada e aperfeiçoada. Ele ressaltou que a medida resultará “em eficiente mecanismo de prevenção e de redução de sinistros em edificações, que lamentavelmente vêm se tornando recorrentes, muitas vezes, com vítimas fatais”.



06/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Obras públicas inacabadas podem ter reforço na fiscalização

Conselhos de engenharia poderão reforçar fiscalização de obras públicas

Conselhos de engenharia podem reforçar fiscalização de obras públicas

Jefferson Praia destaca simpósio sobre fiscalização de obras públicas

Administração pública poderá adotar formulário padronizado de fiscalização de obras

Criação de relatório com obras públicas inacabadas ganha apoio dos órgãos de fiscalização e controle