Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul discute sucessão na presidência do colegiado



A sucessão na presidência da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul será discutida na próxima reunião do colegiado, marcada para esta quinta-feira (17) a partir das 9h30. O posto está sendo ocupado interinamente pelo deputado Cláudio Diaz (PSDB-RS) desde a renúncia do senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), no último dia 14. O Regimento Interno do Senado determina a realização de novas eleições no prazo de cinco dias úteis após o anúncio da vacância do cargo.

Em discurso no Plenário do Senado, Mesquita Júnior comunicou a renúncia ao cargo como forma de protestar contra o que considera "descaso e falta de respeito" de ministros de Estado para com a Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul. De acordo com o senador, quatro ministros foram convidados, desde o ano passado, para debater assuntos com os nove deputados e nove senadores do colegiado, mas nenhum sequer respondeu ao convite.

Em sua reunião, a Representação Brasileira também debaterá projetos em tramitação no organismo parlamentar, com destaque para o PLC 27/08, que institui o Regime de Tributação Unificada (RTU) na importação, por via terrestre, de mercadorias procedentes do Paraguai - o chamado "Projeto do Sacoleiro". A matéria também tramita, com urgência, em três comissões do Senado - Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ); Assuntos Econômicos (CAE); e Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

A reunião acontecerá na sala 15 da Ala Alexandre Costa.



16/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidência da representação brasileira no Parlamento do Mercosul será eleita dia 14

Mesquita Júnior anuncia renúncia à presidência da representação brasileira no Parlamento do Mercosul

Representação Brasileira discute a retomada das reuniões do Parlamento do Mercosul

Embaixador participa de reunião da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul

Mercadante é eleito presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul

Mercadante é o novo presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul