Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul lança livro sobre a situação das fronteiras na região



A Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego lançou, no início da noite desta quarta-feira (13), o livro Mercosul e as Migrações: Os movimentos nas fronteiras e a construção de políticas públicas regionais de integração. O lançamento ocorreu na Biblioteca Acadêmica Luiz Viana Filho, do Senado.

A publicação é resultado de um seminário realizado em 2007 sobre o tema e relata os principais conflitos enfrentados pelas populações que se movimentam entre as fronteiras do Brasil com os países do Mercosul. Para o presidente do Conselho Nacional de Imigração (CNIg/MTE), Paulo Sérgio de Almeida, o trabalho demonstra a importância do debate sobre a livre circulação de pessoas no processo de integração regional. Segundo ele, a livre circulação "é onde a integração realmente acontece".

A obra também visa apontar saídas para esses problemas. Reúne ainda um balanço atualizado da movimentação de pessoas entre as fronteiras. O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, afirmou que a publicação é essencial para um esclarecimento à população quanto à importância de uma política voltada para os países que integram o Mercosul. Lupi ressaltou que esses países têm "uma importância comercial e estratégica fundamental para o Brasil, os países integrantes do bloco e demais países do mundo".

O presidente da representação, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), não pode comparecer ao lançamento do livro. Compareceram ao evento os senadores Sérgio Zambiasi (PTB-RS), Romeu Tuma (PTB-SP), Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Cristovam Buarque (PDT-DF) e Osmar Dias (PDT-PR).



13/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul aprova seminário sobre direitos humanos

Representação Brasileira discute a retomada das reuniões do Parlamento do Mercosul

Embaixador participa de reunião da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul

Mercadante é eleito presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul

Mercadante é o novo presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul

Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul examina acordo com Israel