Representação Brasileira no Parlasul analisa isenção de IPI para veículos elétricos



A Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) votará, nesta quarta-feira (12), projeto de lei do senador Eduardo Amorim (PSC-SE) que concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis movidos, exclusivamente, com energia elétrica (PLS 415/2012).

Na justificativa da proposta, o senador afirma que o projeto tem o objetivo de favorecer a aquisição desses veículos, que trarão ganhos ambientais e econômicos para a sociedade. Amorim explica que os automóveis movidos a energia elétrica, além de contribuírem para a redução da poluição atmosférica, por não emitirem gases poluentes, apresentam, por quilômetro rodado, um custo um terço menor do que o do etanol.

"Além da obrigação estatal de proteção e preservação ambiental para as presentes e futuras gerações, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem essencial à sadia qualidade de vida", argumenta o senador.

Se aprovada, a proposta ainda será analisada pelas Comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e pela de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa.

Na reunião, marcada para as 14h30, a Representação do Parlasul ainda analisará requerimento de seu presidente, deputado Newton Lima (PT-SP), solicitando o comparecimento do embaixador Antônio José Pereira Simões em audiência pública a ser realizada pelo colegiado.



07/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Representação Brasileira debate isenção de IPI em meio a impasse sobre futuro do Parlasul

Representação Brasileira no Parlasul vota isenção do IPI na aquisição de máquinas por agricultores familiares

Representação brasileira no Parlasul analisa acordo que eleva pagamento pela energia de Itaipu

Ana Amélia agradece sua eleição para a Representação Brasileira no Parlasul

Congresso se reúne para votar representação brasileira no Parlasul

Política para biocombustíveis tem parecer favorável de Representação Brasileira no Parlasul