Representação de oposicionistas contra Lula vai para a justiça federal
Foi encaminhada à primeira instância da Justiça Federal a representação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apresentada pelos partidos de oposição à Procuradoria Geral da República (PGR). O entendimento do procurador-geral, Roberto Gurgel, é de que, como Lula não tem mais foro privilegiado, uma investigação contra ele deve ser analisada pelo Ministério Público Federal do Distrito Federal e não pela PGR.
Na segunda-feira (28), líderes do PSDB, DEM, PSOL e PPS representaram contra o ex-presidente, acusando-o de praticar os crimes de tráfico de influência, coação no curso do processo penal e corrupção ativa pela suspeita de ter feito pressão junto ao ministro Gilmar Mendes para que o Supremo Tribunal Federal adiasse o julgamento do escândalo do Mensalão. A informação foi publicada pela revista Veja desta semana a partir de entrevista de Gilmar Mendes, cujos termos foram confirmados pelo ministros a outros à Veja e outros órgãos de imprensa.
O pedido de Lula a Gilmar Mendes teria sido feito no escritório do ex-ministro da Justiça e ex-ministro do STF Nelson Jobim. Em troca do favor, Lula teria oferecido a Gilmar Mendes “blindagem” nas Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista que investiga as relações de Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com agentes públicos e privados.
Lula divulgou nota dizendo-se indignado e negando o pedido de adiamento do julgamento do Mensalão. Admitiu, porém, ter se encontrado com Gilmar Mendes no escritório de Nelson Jobim. O ex-ministro da Justiça também confirmou o encontro, mas negou os termos da entrevista de Gilmar Mendes.
29/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heráclito entra com representação contra delegado da Polícia Federal
Oposição já protocolou representação contra Lula no TSE por campanha ilegal, diz Alvaro Dias
PEC leva para a Justiça Federal crimes praticados contra jornalistas
Projeto facilita deslocamento para Justiça Federal de crimes contra direitos humanos
Ministério da Justiça cobra da Polícia Federal denúncias de maus-tratos contra índios
Pavan pede que vítimas de acidentes nas estradas entrem na Justiça contra o governo federal