PEC leva para a Justiça Federal crimes praticados contra jornalistas



Os autores de crimes praticados contra jornalistas, em razão de sua atividade profissional, poderão ser processados e julgados pela Justiça Federal. É o que propõe o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) através da proposta de emenda constitucional (PEC) 15/10 que tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).O relator da matéria, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), ainda não apresentou seu parecer.

VEJA MAIS

- É preciso ter claro que jamais haverá liberdade de imprensa se não houver profundo respeito ao trabalho dos jornalistas, inclusive com garantias de preservação da sua integridade física. Os direitos à informação e à liberdade de expressão teriam valor meramente retórico se o trabalho jornalístico viesse a sofrer, cotidianamente, ameaças e intimidações de toda ordem - argumenta Roberto Cavalcanti.

Roberto Cavalcanti informa que sua iniciativa foi fruto de debates realizados em seminário organizado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Durante o evento foram discutidas várias propostas para evitar a impunidade nos crimes contra a imprensa. O senador destaca que a procuradora regional do Ministério Público Federal de São Paulo, Janice Ascari, foi quem sugeriu a "federalização" do julgamento de crimes praticados contra jornalistas.

Na avaliação do senador pela Paraíba, os crimes praticados contra jornalistas têm dimensão nacional em virtude de os veículos de comunicação alcançarem todo o país e de os fatos noticiados atraírem o interesse de toda a opinião pública brasileira. Isso justificaria, no entender de Roberto Cavalcanti, a decisão de levar para a Justiça Federal a tramitação dos crimes contra os profissionais da imprensa.

- Esse projeto não traduz, é bom ressalvar, desconfiança em relação ao trabalho das justiças estaduais, mas apenas o desejo de que o problema seja tratado no nível federal, dada a repercussão generalizada dos casos que envolvem violência contra jornalistas - esclarece Roberto Cavalcanti.



27/09/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto leva para a Justiça Federal crimes praticados por milícias

Prioridade de julgamento para crimes praticados contra jornalistas na pauta da CCJ

CCJ pode votar preferência para julgamento de crimes praticados contra jornalistas

Projeto que dá prioridade de julgamento para crimes praticados contra jornalistas será votado na CCJ

Crimes contra jornalistas poderão ser julgados em nível federal, prevê texto em pauta na CCJ

VALADARES QUER JUSTIÇA COMUM PARA CRIMES PRATICADOS POR MILITARES