Oposição já protocolou representação contra Lula no TSE por campanha ilegal, diz Alvaro Dias



Ressaltando que "o combate é feito ao ilícito e ao desrespeito à legislação", o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) comunicou ao Plenário, nesta terça-feira (20), que a oposição protocolou junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma representação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por campanha eleitoral ilegal. A representação, explicou, refere-se à caravana presidencial que percorreu o vale do Rio São Francisco.

O senador anunciou que nesta quarta-feira (21) PSDB e DEM darão entrada em uma ação popular pelo mesmo motivo.

- É dever da oposição. Não há como adotar a omissão como comportamento no momento em que há uma afronta explícita à legislação do país; quando se constata o uso do dinheiro público na campanha eleitoral antecipada - afirmou.

Alvaro Dias assinalou que essa afronta à legislação eleitoral tem se repetido e que a Procuradoria Eleitoral vai investigar a possibilidade de ter havido crime eleitoral. O senador lembrou que, na semana passada, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, participaram da inauguração de um estádio de futebol em Araraquara, onde foi estendida uma faixa que tratava a eleição da ministra como um terceiro mandato de Lula.

- É evidente que se não houver uma providência, se o TSE não estabelecer com rigor as punições que possam conter esse processo de afronta à legislação, nós estaremos autorizando também governadores e prefeitos a usarem a máquina pública numa campanha eleitoral - afirmou.

Alvaro Dias ainda destacou um depoimento feito na segunda-feira (19), em audiência pública na Comissão de Serviços e Infra Estrutura (CI), sobre a criação da empresa estatal Petrosal. O depoimento foi dado pelo presidente da Associação Brasileira de Geólogos do Petróleo, Márcio Rocha Melo. Segundo o senador, o ponto essencial foi a advertência feita pelo especialista no sentido de que o debate não seja feito sob "o viés emocional-ideológico", mas pautado pelo conhecimento científico e técnico.

- O que se viu no lançamento [dos projetos de exploração] do pré-sal foi exatamente o espetáculo eleitoreiro. É um governo que anuncia de forma espetaculosa, gera falsa expectativa e depois vem a frustração. Neste caso, o governo toma a reserva prevista de pré-sal e divulga como se fosse reserva provada - alertou.

Alvaro Dias disse que, ao contrário do que vem sendo propagandeado pelo governo, na área de pré-sal da Bacia de Campos de 96 poços perfurados apenas 25 foram considerados produtores ou produtivos. O resto estava seco e sub-comercial, portanto, sem produtividade. No Parque das Baleias, no Espírito Santo, dos seis poços perfurados apenas dois foram considerados comerciais.

O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) disse, em aparte, que se espantou ao ler no jornal que a ministra Dilma Rousseff culpa os mineiros pelo atraso dos recursos destinados ao metrô de Belo Horizonte. Azeredo disse que o governo colocou "ridículos R$ 19 milhões" no orçamento para o metrô da terceira maior cidade do Brasil e não decide o que fazer com o passivo trabalhista do metrô, que é federal, para que o governo estadual possa assumi-lo.

O senador Antonio Carlos Junior (DEM-BA) disse que "muito do que o governo propagandeia como realidade não passa de fantasia". Ele afirmou que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) não passa de um conjunto de ações isoladas, que já estavam em andamento, e outras que são de estatais e até de empresas privadas.

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) disse que a oposição tem "o direito legítimo de criar problemas para o governo". Ele ressaltou que existem os meios para coibir desvios, mas não vê irregularidades na viagem de Lula e Dilma ao Nordeste na semana passada.



20/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias diz que Lula vai ao Paraná para 'fazer campanha ilegal'

Alvaro Dias anuncia que oposição vai ao TSE contra 'propaganda eleitoral antecipada' de Lula

Alvaro Dias: críticas de Lula à oposição demonstram autoritarismo

Alvaro Dias: Lula foi 'desonesto intelectualmente' ao tentar responsabilizar oposição por dossiês

Alvaro Dias considera injusta representação contra Arthur Virgílio

Alvaro Dias diz que "poder de sedução" de Lula para cooptar oposição não atingirá PSDB