Representação no Parlasul aprova acordo com Uruguai



A Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) aprovou nesta terça-feira (24) parecer favorável à Mensagem Presidencial 43/12, que ratifica acordo firmado pelos governos do Brasil e do Uruguai para a implantação de sistema de transporte de cargas e passageiros entre os dois países, na área de influência da Lagoa Mirim. O texto será ainda apreciado pela Câmara e pelo Senado.

Segundo determina o acordo, que teve como relator o senador Paulo Paim (PT-RS), haverá livre acesso de empresas mercantes brasileiras e uruguaias aos mercados de ambos os países. Brasil e Uruguai comprometem-se ainda a adotar as medidas necessárias para facilitar e incrementar a navegação comercial entre os portos fluviais e lacustres dos dois lados da fronteira.

- O acordo representa mais um passo para a integração e a dinamização da economia em importante região fronteiriça entre o Brasil e o Uruguai, visando a criação de serviços de transporte e comunicação eficientes, seguros, regulares e adequados aos requisitos atuais de comércio, desenvolvimento e proteção do meio ambiente e da saúde – disse Paim ao defender a aprovação do acordo bilateral.

Audiências

Durante a reunião, foram aprovados dois requerimentos apresentados pelo presidente da representação, senador Roberto Requião (PMDB-PR). O primeiro deles destina-se à realização de um ciclo de debates sobre os efeitos da crise econômica internacional sobre o Mercosul. Entre os convidados estão o economista Dércio Munhoz e o alto-representante do Mercosul, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães. Os debates deverão ocorrer a partir de 18 de maio.

O segundo requerimento tem como objetivo o copatrocínio da representação a um seminário a ser realizado no Rio de Janeiro, em junho, sobre a crise internacional e as perspectivas de desenvolvimento para a América do Sul.

Foi ainda aprovado requerimento do deputado Dr. Rosinha (PT-PR) para a realização de audiência pública para debater a atuação no âmbito internacional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo Rosinha, a Anvisa é “uma das poucas agências de vigilância sanitária do mundo com reconhecimento mundial”.

Parlasul

Durante a reunião, Requião informou aos integrantes da representação que ainda aguarda informação a respeito da constituição da nova representação argentina no Parlasul. Somente depois da indicação pelo Congresso Nacional da Argentina dos integrantes da nova representação é que poderá ser convocada a primeira sessão deste ano do Parlamento do Mercosul. Os futuros integrantes da representação argentina serão escolhidos entre os deputados e senadores eleitos no final do ano passado.



24/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Representação Brasileira no Parlasul vota acordo sobre transporte hidroviário entre Brasil e Uruguai

Parlasul aprova moção de solidariedade ao Uruguai

Acordo com UE e crise na Venezuela preocupam Representação Brasileira no Parlasul

Representação Brasileira buscará acordo sobre Regimento do Parlasul

Delegação brasileira no Parlasul cobra acordo de representação proporcional

Mesa Diretora do Parlasul anuncia acordo sobre representação no parlamento