Representante da ONU visita estádio nacional de Brasília e aprova obras
Em visita oficial ao Brasil, o diretor executivo da Organização das Nações Unidas para o Programa de Assentamentos Humanos (UN-Habitat), Joan Clos, esteve no Estádio Nacional de Brasília e avaliou como positivo o impacto urbano da arena para a cidade. Clos foi prefeito de Barcelona durante os Jogos Olímpicos de 1992 e afirmou que as obras do Mané Garrincha lhe trouxeram lembranças da capital espanhola.
“Brasília se desenhou no Século 20 e Barcelona, no século anterior. Apesar das diferenças, vejo que aqui há ideias interessantes sendo desenvolvidas, principalmente a questão de se poder deslocar dos hotéis ao estádio a pé. Em Barcelona a sustentabilidade foi uma preocupação nossa e quanto menos houver dependência de carros, melhor”, destacou Clos.
O diretor da agência da ONU ressaltou as possibilidades que Brasília tem para diversificar o “tecido urbano”, já que a densidade demográfica da capital é baixa e dá margem para direcionar novos desenhos urbanísticos, inclusive para diminuir as necessidades de deslocamentos. “O desafio é desenhar cidades compatíveis com os desafios do século 21, com projetos que se sustentem a médio e longo prazo gerando equidade, emprego e menor demanda por mobilidade. O estádio está integrado nesse conjunto. Pensado de forma adequada, é mais um passo no sentido de um impacto positivo para a cidade”, afirmou ele.
Fonte:
Portal da Copa
22/11/2011 18:04
Artigos Relacionados
Obras no Estádio Nacional de Brasília continuam paralisadas
Estádio de Brasília já concluiu 40% das obras de concretagem
Obras do Estádio Mané Garrincha de Brasília chega a 58% de sua execução
Rodrigo Rollemberg denuncia superfaturamento em obras do estádio de Brasília
Com 56% das obras concluídas, estádio Fonte Nova (BA) recebeu visita do COL
Senadores vistoriam Estádio Nacional de Brasília