Representante da Venezuela prega união para combater a pobreza



A instalação do Parlamento do Mercosul, ocorrida nesta quinta-feira (14) no Plenário do Senado, é, na visão do presidente da representação da Venezuela na Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, deputado Saúl Ortega, uma "oportunidade histórica" para que os países latino-americanos se unam, se fortaleçam, e se desenvolvam.

Para ele, o Parlamento do Mercosul não deve ser visto apenas como um meio para facilitar as negociações econômicas entre os países que compõem o bloco comercial. No entender dele, é dever da nova instituição ser a base para a promoção da justiça social entre as populações latino-americanas.

- O ciclo da pobreza que ronda a América Latina, e que atinge milhões de pessoas,tem que se vencido - afirmou Saúl Ortega, para quem tanto o Mercosul quanto o Parlamento do Mercosul devem comandar essa transformação.

Saúl Ortega disse também quea plena integração latino-americana dependerá da solidariedade e da cooperação entre as nações. Somente dessa maneira, observou, "poderia se pensar na utopia de uma pátria chamada América".

O representante venezuelano enalteceu a firme atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na luta pelo fortalecimento do Mercosul e instalação do Parlamento do Mercosul. E aproveitou a oportunidade para denunciar o que chamou de constantes pressões externas de desestabilização política, a que estão expostos países produtores de gás natural e de petróleo, como é o caso da Venezuela.



14/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


LUIZ PONTES PREGA UNIÃO PARA COMBATER A CRISE

Lula prega a unidade para combater uso da máquina

MALDANER PREGA FORTALECIMENTO DO MERCOSUL PARA COMBATER CRISE

HARTUNG PREGA ESFORÇO CONJUNTO PARA COMBATER VIOLÊNCIA E CORRUPÇÃO

LUCENA PREGA UNIÃO PARA BRASIL SAIR DA CRISE

Simon prega união com a Rússia para equilibrar "mando excessivo" dos EUA