Representante de empresa diz ser preciso estimular formação de mecânicos para aeronaves



O gerente de manutenção da empresa Líder Aviação, Antônio Ivaldo Machado, disse ser preciso fomentar a formação da mão de obra para trabalhar no setor de aviação. Segundo informou, nos próximos anos haverá aumento da demanda de mecânicos para aeronaves. Para 2016, acrescentou, estima-se que serão necessários 508 mecânicos somente na Líder, empresa que detém 50% do mercado de manutenção e que conta atualmente com 274 profissionais registrados.

Ele participa de audiência pública na Subcomissão Temporária sobre Aviação Civil que debate a manutenção de aeronaves. A subcomissão integra a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado.

O tempo de experiência para habilitação técnica de um mecânico foi outro tema tratado na audiência. Segundo o inspetor de manutenção da Helisul Táxi Aéreo, Salvador Coutinho Rodrigues, esse requisito não deveria ser exigido, pois, como observou, a empresa sabe como o seu funcionário trabalha e se ele esta preparado para a função.

Antônio Machado também criticou dificuldades impostas pelo país na compra de componentes para manutenção de aeronaves. Segundo disse, isso prejudica o conserto dos aviões.

Na mesma linha, Coutinho Rodrigues, ressaltou a necessidade de se viabilizar a manutenção das aeronaves fora da sede das empresas. Segundo ele, os custos para montar uma unidade de manutenção em outras localidades são muito altos.

Mais informações a seguir



29/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Representante do governo diz que é preciso estimular formalização das cooperativas

Representante do Ministério da Cultura pede apoio do Congresso para estimular economia criativa

CNPq e mineradora vão conceder 2,5 mil bolsas de estudo para estimular a formação de engenheiros

Para representante do governo, é preciso rever leis para aumentar concorrência na aviação

Representante da ONU apela para que governos invistam na formação de jovens

Bolsista do Ciências Sem Fronteiras recebe estágio de empresa coreana de aeronaves