Representante do Ministério da Cultura pede apoio do Congresso para estimular economia criativa



A secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão, apresentou nesta quarta-feira (30) ao presidente do Senado, José Sarney, o Plano Brasil Criativo, que tem como objetivo fomentar o setor de economia criativa no país. De acordo com a secretária, o documento, que está sendo elaborado e deverá ser lançado no próximo ano, pretende traçar políticas, diretrizes e ações até 2014.

Conforme explicou Cláudia Leitão, o plano, que será encabeçado pelo Ministério da Cultura e dialogará com outras áreas, irá apoiar, sobretudo, o micro e o pequeno empreendedor criativo por meio de linhas de crédito especiais, fomento aos setores criativos e institucionalização de marcos legais que facilitem a produção, fruição e distribuição de bens criativos.

- Vim apresentar o Plano Criativo ao presidente Sarney no sentido de obter apoio do Congresso principalmente para o desafio dos marcos legais. Vamos ter que avançar com uma nova legislação trabalhista; uma nova legislação tributária, com desoneração fiscal; um novo marco para a internet - afirmou Cláudia Leitão.

Economia criativa

Segundo a secretaria, economia criativa corresponde àqueles setores cujas atividades produtivas têm como processo principal um ato criativo gerador de valor simbólico, elemento central da formação do preço, e que resulta em produção de riqueza cultural e econômica. Como exemplos, ela citou atividades como música, dança, design, moda, produção de softwares, entre outros. O setor, conforme Cláudia Leitão, movimenta recursos vultosos no mundo, mas engatinha no Brasil.

- A criatividade brasileira está hoje presente de forma subterrânea no país. Muitos dos profissionais criativos que trabalham na música, na produção cultural, no artesanato não têm sequer CNPJ porque não há uma política pública para formalização desses setores. Precisamos fomentar a produção, circulação e consumo desse mercado tanto internamente quanto para o mercado externo - disse.



30/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministério da Cultura realiza seminário sobre economia criativa

Ministério da Cultura anuncia criação do Observatório Brasileiro de Economia Criativa

Ministério da Cultura prorroga prazo de inscrições do Prêmio Economia Criativa

Ministério da Cultura apresenta plano sobre economia criativa brasileira

Edital de Apoio à Economia Criativa divulga selecionados

Cultura e Ipea assinam acordo para realizar estudos sobre economia criativa