Representante da ONU apela para que governos invistam na formação de jovens
A diretora executiva do Fundo da População das Nações Unidas, Thoraya Ahmed Obaid, apelou nesta terça-feira (24) para que os governos invistam mais na formação educacional e profissional dos jovens. Obaid disse que mais de um quarto da população mundial, equivalente a 1,8 milhão de pessoas, têm entre 10 e 24 anos. Em cada grupo de 10 jovens, nove vivem em países em desenvolvimento e precisam de apoio.
Segundo dados do fundo, a taxa de desempregados entre jovens aumentou em 2008, ulrapassando 12%. Na comparação geral, a taxa de desemprego na população adulta é de 4%, segundo a entidade. Cerca de 1,5 milhão de jovens (pessoas com menos de 24 anos) vivem com menos de US$ 2 por dia.
As informações são da Organização das Nações Unidas (ONU) e do fundo. Obeid fez o apelo durante a Conferência Mundial da Juventude, na cidade mexicana de Guanajuato. Segundo ela, a formação da juventude inclui amparar as necessidades de educação, saúde e emprego.
“Esperamos que o mundo ouça as vozes dos jovens que frequentam a conferência e aumente os investimentos na juventude, pensando na educação, na saúde, no emprego e na liderança, para que possam alcançar seu potencial máximo”, disse Obaid.
A representante da ONU para a Juventude, a argentina Leila Mucarcel, disse que a situação é grave na América Latina. “A desigualdade é o que nos distingue de outras partes do mundo. Os níveis de rendimento que determinam o grau de acesso aos serviços de saúde reprodutiva e educação são baixos”, afirmou ela.
Fonte:
Agência Brasil
24/08/2010 20:21
Artigos Relacionados
Metas do Milênio não são prioridade de governos, diz representante de gestores municipais
Representante de empresa diz ser preciso estimular formação de mecânicos para aeronaves
Para Cristovam, bons salários e formação dos professores contribuem na educação dos jovens
Mauro Miranda apela ao governo pela formação dos Comitês de Bacias Hidrográficas
Forsoft 2011 abre inscrição para formação profission?al de jovens de comunidade?s pobres
Café com a Presidenta: Governo cria incentivos para formação técnica de jovens e trabalhadores