Ministério da Cultura anuncia criação do Observatório Brasileiro de Economia Criativa



Será lançado na próxima sexta-feira (1) o Observatório Brasileiro de Economia Criativa (Obec), em Brasília, para levantamento de dados e informações sobre o setor, para servirem de fonte à formulação de políticas públicas. O anúncio foi feito pela secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão, nesta segunda-feira (28.05), durante o I Seminário de Formação e Capacitação em Cultura, em Salvador (BA).

Apesar do conceito recente, os números comprovam que a economia criativa é um dos mais significativos setores na economia mundial. De acordo com pesquisa da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad), de 1980 a 1998, o volume de recursos no comércio internacional desse segmento cresceu de US$ 95,3 bilhões para US$ 387,9 bilhões.

“Estamos falando de uma economia que trata do circo ao software e que tem na diversidade um bem e um insumo de natureza econômica. Estamos falando de um novo olhar”, explicou a secretária. O Obec terá apoio da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O ministério quer montar ainda 14 observatórios Estaduais até o final de 2012.

A Secretaria de Economia Criativa foi criada em 2011 e está em processo de estruturação. Outro projeto, já em andamento, é o Criativa Birô, um escritório que será implantado nos estados com a missão de orientar os empreendedores criativos e promover a formação e capacitação por meio de cursos e assessoria especializada. A perspectiva da SEC é de criar 14 Criativas Birôs em todo o Brasil ainda este ano e mais 13 em 2013, atingindo todo o território nacional. 

 

Fonte:
Ministério da Cultura



28/05/2012 19:57


Artigos Relacionados


Observatório Brasileiro vai trabalhar no levantamento sobre economia criativa

Ministério da Cultura realiza seminário sobre economia criativa

Ministério da Cultura prorroga prazo de inscrições do Prêmio Economia Criativa

Ministério da Cultura apresenta plano sobre economia criativa brasileira

SEC inaugura 1º Observatório Estadual de Economia Criativa

Distrito Federal ganha Observatório de Economia Criativa