Representante do setor de adubos diz que uso de agrotóxicos propiciou salto na produção



O representante da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Eduardo Daher, afirmou, durante audiência pública para debater a regulação sanitária e o mercado de agrotóxico, que a utilização desses produtos levou o país a dar um salto na produção de alimentos, atividade que representa atualmente 26% do produto interno bruto (PIB), como informou.

Segundo ele, a adoção de herbicidas permite o plantio direto, sistema diferenciado de manejo do solo, que visa diminuir o impacto da agricultura e das máquinas agrícolas, garantindo cobertura e proteção contra processos danosos, como a erosão, além de reduzir os curstos da produção. Atualmente, disse Daher, o Brasil tem 33 milhões de hectares de plantio direto.

- Nós temos o ônus de ter que usar defensivos agrícolas para combater as ervas daninhas e pragas – afirmou o representante da Anda, acrescentando que o uso de herbicidas é uma necessidade e um problema constante dos países tropicais.

Ele participou de audiência promovida pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), realizada por ocasião da Semana de Vigilância Sanitária no Congresso Nacional. A reunião foi solicitada pelo presidente do colegiado, Acir Gurgacz (PDT-RO), e pela senadora Ana Amélia (PP-RS).

Mais informações a seguir



09/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil é ouro no salto com vara e no salto em distância

Medida para acelerar produção de agrotóxicos passa na CAS

Para debatedor, consumo de agrotóxicos no Brasil é proporcional à produção

Tecnologia da Embrapa Solos permite a produção de tomates sem resíduos de agrotóxicos

Representante de cooperativas defende modernização da lei do setor

REPRESENTANTE DE COOPERATIVAS DIZ QUE SETOR TEM URGÊNCIA POR NOVA LEI