Requerimento para criar CPI das ONGs já tem oito assinaturas



O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) rebateu as declarações da líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), que classificou como eleitoreira a criação de uma comissão parlamentar de inquérito destinada a investigar o repasse de recursos do governo federal para organizações não-governamentais (ONGs).Para o pefelista, que já coletou oito assinaturas e garante que há outros 18 senadores interessados em assinar o documento, a verificação dos repasses para as ONGs mostra-se extremamente necessária já que, segundo o senador, a transferência de recursos do governo para essas organizações soma mais de R$ 1 bilhão.

- A CPI não é eleitoreira, porque eu pretendo apresentar o requerimento de criação somente depois das eleições. Ela funcionaria por sessenta dias, para descobrir se estão metendo a mão no dinheiro do povo, e examinaria a contabilidade e aplicação dos recursos - explicou.

O senador ressaltou que um dos petistas envolvidos nas denúncias da aquisição de dossiê ligando à máfia das ambulâncias os nomes dos candidatos do PSDB ao governo de São Paulo, José Serra, e à Presidência da República, Geraldo Alckmin, seria coordenador de uma ONG que recebeu recursos do governo. Isso, na opinião de Heráclito, justificaria o pedido de criação da CPI.

A senadora Ideli acredita que essa investigação pode ser feita pela própria CPI dos Sanguessugas, por envolver os ex-ministros da Saúde José Serra e Barjas Negri. Heráclito, por sua vez, disse que a averiguação sobre o caso está sendo feita pela Polícia Federal, e que se o envolvimento de integrantes da oposição não está sendo analisado, não é culpa da oposição.



21/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Oposição anuncia ter assinaturas para criar CPI da Petrobras

Requerimento para CPI do Leite já tem número mínimo de assinaturas

Oposição garante que em breve terá assinaturas para criar CPI da Petrobras

Mário Couto informa que já tem as assinaturas necessárias para criar a CPI da Previdência

Mário Couto voltará a colher assinaturas para criar CPI do DNIT

Oposição consegue 28 assinaturas para novo requerimento da CPI dos cartões