Oposição anuncia ter assinaturas para criar CPI da Petrobras
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) acaba de anunciar, no Plenário, que foram alcançadas as 27 assinaturas necessárias para a criação de uma CPI para a investigação de denúncias envolvendo a Petrobras. O requerimento já conta com as assinaturas de 25 senadores e, segundo ele, as duas restantes estão confirmadas e serão juntadas em seguida.
O senador ressaltou que, caso a Câmara também consiga o número necessário (171 deputados), os trabalhos ocorrerão em conjunto.
Segundo Alvaro Dias, as investigações serão focadas em quatro temas: o processo de aquisição da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos; indícios de pagamento de propina a funcionários da estatal pela companhia holandesa SBM Offshore para obtenção de contratos junto à Petrobras; denúncias de que plataformas estariam sendo lançadas ao mar sem componentes primordiais à segurança do equipamento e dos trabalhadores; e indícios de superfaturamento na construção de refinarias.
O senador enfatizou que a investigação política é fundamental para complementar eventual investigação por órgãos como o Ministério Público.
- A CPI pode, em regime de urgência, determinar a quebra de sigilos bancário, fiscal ou telefônico, requerer documentos e auditorias. Compartilhando as informações com o Ministério Público, a Polícia Federal, possibilitando abrangência maior, profundidade e, sobretudo, eficiência na investigação - disse.
Mais informações a seguir
26/03/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Oposição garante que em breve terá assinaturas para criar CPI da Petrobras
Oposição começa a coletar assinaturas para criar CPI que investigará denúncias de corrupção
Oposição conta com dissidentes do governo para criar CPI da Petrobras
Para Wellington Dias, oposição tenta criar falsa ideia de prejuízo na Petrobras
Alvaro Dias anuncia que oposição pode recorrer ao STF para garantir instalação da CPI da Petrobras
Mercadante não tem decisão sobre CPI da Petrobras e oposição anuncia obstrução