Requião acredita que argentinos vão superar crise com ajuda do Brasil
O presidente da Comissão Mista do Mercosul, senador Roberto Requião (PMDB-PR), acredita que a Argentina superará a crise econômica com a ajuda do Brasil. Ele elogiou as medidas anunciadas pelo ministro da economia argentino e as comparou ao Plano Real.
- São medidas corretas e semelhantes ao plano real: ao invés da URV temos um câmbio flutuante e um fixo para negócios financeiros e operações que o governo argentino considere prioritário. Resta a nós ficar na torcida e ao governo brasileiro se aproximar do governo argentino, porque a saída da crise argentina é importante para nós - afirmou Requião.
Para o senador, é preciso parar de dizer que o Brasil está desligado da crise argentina.
- Não é bem assim. Nós temos sim relações, nós podemos sofrer com o processo argentino em certa medida e profundamente - avaliou.
O senador defendeu que o governo brasileiro tome medidas claras de apoio ao país vizinho. As manifestações contra os calçados brasileiros não impressionaram Requião. Segundo ele, a indústria calçadista argentina foi atingida duramente pela indústria calçadista chinesa, que colocou no mercado argentino sapato a um dólar, e não pelo Brasil. Para o senador o ex-ministro Domingo Cavallo, "na falta de uma explicação mais razoável para as besteiras que fez" usou tática da localização do inimigo externo.
- É evidente que alguns megaempresários argentinos, que ganharam com a manutenção da paridade entre o peso e o dólar gostariam de mantê-la por muito tempo para preservar aquilo que tinham ganhado à custa do desastre da economia argentina na sua totalidade. Não tenho dúvida de que a Argentina vai sair do fundo do poço. Países soberanos não vão à bancarrota, países soberanos não vão à falência - explicou.
07/01/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Europa vê Brasil como ‘parceiro para superar a crise’, diz embaixadora
Guido Mantega defende união do Mercosul para superar crise e descarta recessão no Brasil
Dornelles acredita que comissão poderá ajudar a preservar o Brasil da crise
Brasil está ameaçado por uma 'crise anunciada', diz Requião
Acompanhamento familiar ajuda a superar vulnerabilidades
FMI pede mais recursos e Brasil condiciona ajuda contra crise a reformas na instituição