Requião alerta para problema da desvinculação entre salário e produtividade
Em pronunciamento nesta sexta-feira (29), o senador Roberto Requião (PMDB-PR) citou o economista norte-americano Thomas Palley para dizer que a desvinculação entre o salário dos trabalhadores e a produtividade é o problema fundamental do modelo econômico neoliberal e uma das causas da mais recente crise econômica mundial.
Palley, disse o senador, demonstrou que os salários não cresceram no mesmo ritmo da produtividade econômica, o que teria gerado problemas como o aumento da inflação e da desigualdade de rendimentos.
O economista norte-americano, disse Requião, também atribui à busca desenfreada do mercado financeiro por lucros às seguidas crises que o modelo capitalista tem enfrentado nos últimos 30 anos.
- O que conta não é mais a produção e sim o jogo alucinado das bolsas, as mirabolantes fórmulas da engenharia financeira, a busca sem limites ou racionalidade pelos lucros fartos e fáceis - assinalou.
Na opinião do senador, o Brasil tem hoje uma oportunidade de criar um novo modelo que restaure o vínculo entre salário e produtividade, com ênfase no crescimento baseado na demanda interna. Para isso, Requião defende uma postura mais ativa do Senado.
- À medida que silenciamos, que não discutimos, à medida que esta Casa se omita na formulação da política econômica nacional, não opine sobre as tantas decisões da Fazenda e do Banco Central, e à medida que a maioria só diga "sim", as chances de mudança que a crise proporciona serão, desgraçadamente, perdidas - afirmou.
29/04/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Requião protesta contra fosso entre salários e produtividade
Jefferson defende desvinculação do salário mínimo da Previdência
ALCÂNTARA ALERTA PARA O PROBLEMA DA DESNUTRIÇÃO
Quintanilha alerta para o problema do êxodo rural
ALCÂNTARA ALERTA PARA PROBLEMA DA FOME NO MUNDO
QUINTANILHA ALERTA PARA PROBLEMA DOS COMPUTADORES NO ANO 2000