Requião pede mais união entre países do Mercosul



O Mercosul não pode ser apenas uma ponte aérea entre Buenos-Aires e São Paulo. O bloco comercial, formado pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, e que tem como associados o Chile e a Bolívia, só existirá realmente quando houver uma integração total entre os países que o compõem. A opinião é do senador Roberto Requião (PMDB-PR), presidente da representação brasileira da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul. Ele se mostrou preocupado com a ausência de uma política destinada a melhorar as relações fronteiriças entre os países que formam o bloco comercial.

O senador informou que essas preocupações serão levadas ao Primeiro Fórum de Debates sobre Integração Fronteiriça, a ser realizado nesta quinta (19) e sexta-feira (20) na cidade de Foz do Iguaçu (PR), no centro internacional de convenções e eventos do hotel Internacional Foz.

O encontro, uma realização da Comissão do Mercosul no Congresso Nacional, Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional e Prefeitura de Foz do Iguaçu, servirá para que parlamentares, diplomatas e especialistas discutam medidas destinadas a absorver a experiência da União Européia na formação do mercado comum daquele bloco.

Durante o encontro serão abordados temas relacionados à saúde pública, trabalho e comércio nos países integrantes do Mercosul, bem como questões ambientais e exploração sexual de menores na região. Ao final do fórum, conforme informou Roberto Requião, será redigido um documento que servirá de subsídio para a elaboração do Estatuto das Fronteiras dos países que formam Mercosul.

O senador José Fogaça (PPS-RS), integrante da representação brasileira da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, chegou a defender que o fórum de Foz do Iguaçu resgate a idéia dos chamados comitês de fronteira, previstos na legislação que regulamentou o Mercosul. Ele observou que os comitês foram desativados por falta de atuação dos governos dos países do bloco.



17/09/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Em sua última Cúpula do Mercosul, Lula exalta a união entre os países sul-americanos

Maciel diz que União Européia é o mais bem-sucedido projeto de integração entre países

Requião propõe alíquota zero para importação de produtos dos países do Mercosul

Requião defende ações concretas para integrar países do Mercosul

Inácio Arruda celebra Mercosul e diz que união protege os países da região

CRE APROVA PROTOCOLOS DE INTEGRAÇÃO ENTRE OS PAÍSES DO MERCOSUL